sábado, 30 de abril de 2011

Reflexão

O pior inimigo e o melhor amigo estão dentro de nós.  São eles que nos levam ao sucesso ou ao fracasso.

FÓRMULA DE SUCESSO DE UMA BOA GESTÃO

EU =  {[(bf + be) (T + t’)]n  A}
                         C

 Onde:

UE = Unidade de existência
bf = Boa formação
be = Boa equipe
T = Trabalho
t’ = Talento
A = amor
C = criatividade

Esta foi uma contribuição do meu amigo Professor Daniel Vieira Ferreira de Manhuaçu, que trabalha comigo em Matipó na UniVértix, com a disciplina de Matemática para o curso de Administração.
Fica assim, representado através da lógica matemática a necessidade de se ter uma boa formação profissional, aliada a uma boa equipe de trabalho, muito trabalho e uma dose de talento, somado a porção de amor pelo que faz, sem se esquecer da criatividade e inovação, que é a capacidade de se reinventar em cada fase de sua existência. Eis ai, a receita para se realizar um gestão de sucesso, use e abuse destes ingredientes de uma forma racional e lógica.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quatro Fatos que Dizem Tudo

Sobreviver sem arranhões na selva corporativa é complicado. 
É preciso saber muito de muita coisa.

     Preste atenção neste caso a seguir, que tudo ou quase tudo que você precisa saber sobre você mesmo para sobreviver na carreira está relacionado nestes quatro fatos relatados.  Mas de longe não é e nem se pretende descrever um resumo de um Manual de Sobrevivência Corporativa.
     1° Fato: HUMOR - Desde quando éramos crianças achávamos tudo engraçado.  Principalmente as coisas sérias.  É claro que seus professores se sentiam na obrigação de consertar esse seu lado debilóide.  E a metodologia não variava muito - naquele tempo, reguada na cabeça de aluno era pedagógico.  E os galos na cabeça, quando começou a trabalhar, transformaram-se em cartas de advertências.  Neste momento se percebe a diferença entre o humor negativo (o sarcasmo, que cria inimigos) e o humor positivo (aquelas tiradinhas rápidas que desarmam as pessoas). Foi graças a isso que me ajudou a conseguir o primeiro emprego numa empresa de consultoria, nos tempos da faculdade.  Na entrevista, entrei e me apresentei, e um senhor me perguntou: "Se você pudesse me fazer uma só pergunta sobre a nossa empresa, qual seria ela?"  Respondi de bate pronto: "Quando começo?".
     2° Fato: CURIOSIDADE: É imprescindível, principalmente a intelectual, que consiste em aprender palavras novas lendo história em quadrinhos.  Ainda quando criança, se descobre que sua curiosidade pode ser altamente prejudicial.  No período de sua primeira comunhão torna-se necessário decorar o Catecismo.  Num trecho explicava que "Maria tinha sido virgem antes do parto, no parto e depois do parto".  A criança então, inocentemente, pergunta ao Padre: "Padre não sei o que é virgem, nem sei o que é parto?"  Imediatamente o Padre responde: "O inferno está cheio de curiosos".  Aquilo era mais que uma simples bronca - era um momento em que tinha que tomar uma decisão de vida.  Afinal, naquela época, a Igreja não prometia o céu - ameaçava com o inferno.  Questão de marketing, acho.  Portanto, a opção pela curiosidade desta criança lhe custaria, simplesmente a vida eterna.  Mas vale a pena arriscar, acredito que não vá se arrepender.  Mas ainda continua aquela dúvida, e se o Padre estiver certo?
     3° Fato: DISCIPLINA: Curioso e achando que tudo era piada, fui servir o Exército.  Neste momento minha visão do mundo virou ao avesso.  No segundo dia, o sargento desmontou uma metralhadora e espalhou as peças pelo chão. Ai chamou e mandou montá-la de novo.  Então disse: "O Senhor está brincando, sargento!"  O sargento meio alterado, retrucou: "Você não prestou atenção quando ela era desmontada, soldado?"  E ai com um sorriso amarelo: "Bom né, sargento, desmontar eu também desmonto". Imagina o que aconteceu...Só depois de dar baixa comecei a entender que o quartel tinha sido a melhor escola que enfrentei.  Nunca aprendi tanto em tão pouco tempo.  E fui percebendo que os melhores comandantes que conheci na vida corporativa eram aqueles que, antes de tudo, tinham aprendido a obedecer.
      4° Fato: PRAGMATISMO: Lá pelos 20 anos, a gente fica meio zen.  Coisa da geração do sonho do "faça amor e não faça a guerra".  Deixa o cabelo e a barba crescer.  O emprego passa a ser uma circunstância menor em nossa vida, até o momento em que fui chamado na seção de pessoal, e ameaçado sem rodeios - ou raspa a barba e corta o cabelo "feito gente" ou vai para a rua.  Decisão urgente: "Luto pelo meu direito de ser o sou ou me curvo e mantenho o emprego?"  pois é, cortei o cabelo e a barba.  Naquele momento descobri o que era ser pragmático.  Uma santa lição.

     Concluindo: a partir do momento em que você faz essa salada de humor, curiosidade, disciplina e pragmatismo nunca mais terá problemas na vida profissional.  Mas não esqueça de se aperfeiçoar e a dosar de cada um dos ingredientes, porque para cada situação a mistura tem que ser diferente.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Obrigado pela sugestão!

Por solicitação de uma ex-aluna Nayara de Freitas incluo o símbolo da profissão de administrador nesta página. Então aguardo sua opinião e crítica para que juntos possamos contruir um espaço interativo para discutirmos temas relacionados a AdministrAÇÃO.  Obrigado, aguardo sua contribuição.

Administração: A Profissão do Futuro

Só Através da união dos Administradores e muito empenho e atitude, se consiguirá transformar a Administração na profissão do presente.

     Há alguns anos, enquanto frequentava a faculdade ouvia dizer a seguinte frase: "a Administração é a profissão do futuro", que trazia muita expectativa quanto a este movimento vindouro e promissor de uma profissão que certamente teria sua importância reconhecida.  Bem, o que antes era futuro, hoje é presente e, infelizmente, tem se percebido que a Administração não tem sido tão valorizada quanto previsto.
     Algumas profissões, cientes da necessidade de crescimento e voltadas para as oportunidades do mercado, passaram a ocupar o espaço teoricamente destinado aos administradores.
     Imaginem quais seriam as reações de alguém com as seguintes situações:
  • Um advogado vai a um tribunal e é informado que excelentissímo juiz ali presente não é advogado e sim um excelente administrador com profundo conhecimento das leis;
  • Um parente de um enfermo grave recebe a notícia que seu ente querido será operado por um expoente máximo da Administração;
  • Uma ponte será construída com o projeto calculado por um competente administrador;
     Dificilmente, situações como estas acontecem, tanto por sua especificidade, quanto pela dedicação dos profissionais e de seus respectivos Conselhos. Sem a intenção de entrar no mérito da questão e muito menos denegrir  o papel das referidas entidades, pode-se perceber que os administradores, vem ao longo dos anos assistindo de forma passiva o crescimento de outras profissões em detrimento da sua.
     Essa situação nos leva a uma reflexão e análise, qual a postura do administrador em relação à Administração? O que estou fazendo pela minha profissão?
     E nada mais propício que o momento atual em que o Brasil atravessa, uma fase de busca de novos caminhos.  Um país que necessita se organizar precisa de uma melhor Administração. São atitudes deste porte que transformará a Administração numa profissão do presente.
     E você o que está fazendo agora?

terça-feira, 19 de abril de 2011

Personalidades

"O milagre não é realizarmos esse trabalho, mas que sejamos felizes fazendo-o"

Madre Tereza

Négócio de Família

Você pode, e deve trabalhar na empresa do seu pai. Mas tome cuidado para não se esquecer da sua carreira.


  O Brasil tem milhões de empresa. A grande maioria delas é formada por empresas familiares. São empresas que vão da padaria ou da mercearia da esquina até as grandes corporações como Pão de Açúcar e Votorantim. São negócios que muitas vezes começaram com o avô, continuam com o pai e espera-se que prosperem ainda com o filho.  Além de seus serviços ou produtos, geram uma situação que pode ser confortável para o filho, que não precisa começar da estaca zero lutando por uma oportunidade no disputado mercado de trabalho. Esse, porém, é o cenário visto do lado de fora. Do lado de dentro, trabalhar no negócio da família não é fácil.
    Por mais tranquila que seja uma família, a convivência em casa nunca é uma coisa muito fácil. No escritório, então, é pior ainda. Haverá sempre um envolvimento emocional, por mais profissional que seja o relacionamento.
     Numa situação destas, o que é que o filho pode fazer para provar o seu valor? A resposta é simples: ele tem que esquecer que está entrando no negócio da família. Deve agir como se trabalhasse na mais competitiva das multinacionais. Dirigir sua carreira como se o negócio do pai fosse acabar de um dia para o outro e ele tivesse que concorrer a bons empregos no mercado.
     Se este é o seu caso, começa por jamais cair na esparrela de, depois da Faculdade, parar os estudos, Pós-Graduação e Especialização valem ouro para empresas, qualquer empresa, multinacional ou familiar.  Só ai você estará eliminado mais da metade das dúvidas que poderiam recair sobre a sua competência.
     Se não estiver preparado para enfrentar de igual para igual aqueles que nunca tiveram a proteção da empresa do pai, corre o sério risco de passar a vida chorando sobre o tal do leite derramado. Portanto, se você vai trabalhar no negócio da família, tenha sempre em mente que sua carreira não está garantida apenas pelo fato de o negócio ser da sua família. A sua carreira depende de você, onde que esteja. Das suas atitudes, da sua força de vontade, da sua disciplina e da sua capacidade de fazer as coisas acontecerem.
     Dê sua opinião.