segunda-feira, 31 de outubro de 2011

JUSTIÇA

Envelhecido 25 anos no cais.

     Depois de ter descansado 25 anos nem contêiner de aço, um lote de quase 64.000 garrafas de uísque Ballantines Finest foi entregue aos antigos controladores dos sepermercados Paes Mendonça no final de setembro. O uísque, importado da Escócia, ficou esse tempo todo retiro em um depósito da alfândega do porto de Santos, em São Paulo. A carga de 5.320 caixas deveria ter sido desembarcada pela rede varejista em 1986. Mas um aumento da alíquota de imposto de 90% para 240% no meio da viagem da mercadoria deu início a uma arrastada discussão jurídica.
    Recentemente, um juiz federal deu, enfim, razão ao Paes Mendonça. Determinou que a Receita devolvesse a diferença e liberou a carga. Procurados, os herdeiros da rede não informaram o destino da encomenda, que hoje valeria quase 4 milhões de reais. Para Jim Murray, autor de A Bíblia do Whisky, apesar da conservação inapropriadas por tanto tempo, a bebida pode ter sobrevivido sem grande estrago. Será que o uísque virou uma preciosidade de 33 anos ou evaporou com a morosidade da Justiça brasileira?
     Como envelhecer 63.840 garrafas de uísque:
  1. Acomode as garrafas dentro de um contêiner no porto de Santos;
  2. Entre numa queda de braço com a Receita Federal e recorra à Justiça;
  3. Ignore a variação climática;
  4. Espere pacientemente por 25 anos.
Só no Brasil...
Fonte: EXAME

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

GESTÃO TÉCNICA DE VENDAS

Uma visão básica sobre a gestão operacional de vendas, através de uma visão mercadológica.

     O principal papel de uma pessoa que atuava com vendas era fechar o pedido ou vender.  A relação de produtos existentes para serem comercializados e seus preços estabeleciam o limite do trabalho do vendedor. O encarregado de vendas, por sua vez, era o profissional orientado para o volume dos negócios por meio da realização de vendas. Hoje, o aumento da concorrência e a velocidade com que se lançam novos produtos e serviços faz com que as empresas e seus agentes fiquem mais atentos ao que ocorre em seu ambiente. O encarregado de vendas, assim como também os vendedores, tem um aumento significativo de atribuições voltado principalmente para o acompanhamento do ambiente instável, captando e representando a grande diversidade de necessidades dos diferentes grupos de interesse que existem numa mesma organização.
     Nesse contexto complexo a área de vendas de qualquer empresa deve estar preparada para desenvolver negócios e realizá-los atendendo a necessidades dos diferentes parceiros da organização, dentre os quais destacam-se: os clientes, os próprios funcionários, os fornecedores, os governos, entre outros. O vendedor e toda a área de vendas possuem muitas atividades que podem ser consideradas instrumentos de relacionamento da empresa para com o cliente e do cliente para com a empresa.
     Para Cobra, marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que precisam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outros. O conceito central dessa definição é troca. Troca é o ato de obter um objeto ou produto desejado de alguém oferecendo algo em contrapartida. A troca ocorre quando ambas as partes percebem que obterão algum benefício com isso. Os compradores trocam seu dinheiro por produtos quando sentem que o produto irá beneficiá-lo mais do que qualquer outro uso que possam fazer do dinheiro. Uma boa parte da atividade de negócios é desenvolvida por vendedores individuais que realizam a troca por meio de um processo de negociação.
     Podem-se considerar atividades básicas do vendedor:
  • O relacionamento direto e indireto com os clientes da empresa;
  • Atividades específicas de telemarketing;
  • Elaboração de orçamentos de produtos e serviços;
  • Atividades de apoio a vendas.
     De uma forma geral alguns autores salientam que a venda é apenas uma das inúmeras tarefas do vendedor, que também pode desempenhar:
  • Sondagem ou prospecção - pesquisa de mercado;
  • Comunicação - transmissão das informações para o mercado e clientes;
  • Vendas - identificação das necessidades e perfil do cliente;
  • Serviços - consultoria, assistência técnica, orientação de financiamento, etc.
  • Distribuição de recursos - programação de visitas, formas de distribuição, crédito, distribuição de brindes e informação.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ALIMENTOS

A BR FOODS vai às compras

     A BR Foods, empresa resultante da fusão entre a Perdigão e a Sadia, voltou-se para o exterior para dar sequência a seu plano de expansão. Diante de limitações impostas pelo CADE, o órgão que regula a concorrência, como a proibição de compra no Brasil de empresas do setor de aves, a BR Foods passou a investir em aquisições na Argentina. No início de outubro, pagou 150 milhões de dólares por participações em uma empresa de abate de frangos e em outra de processamento de produtos à base de óleo vegetal. Com as aquisições, o faturamento da BR Foods na Argentina, que foi de 50 milhões no ano passado, deverá chegar a 250 milhões de dólares neste ano. Os planos da empresa, que tem 4 bilhões de reais para investir em aquisições, são de dobrar a operação no país nos próximos cinco anos.
Fonte: EXAME

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MARKETING - COMPOSTO PROMOCIONAL

O composto promocional tem a função, dentro de um programa de ação de marketing, de criar o valor de comunicação.

     Ou seja, de comunicação, proporcionando informações aos clientes atuais e potenciais. O composto de promocional tem os seguintes componentes:
  • Propaganda;
  • Promoção de vendas;
  • Publicidade e relações públicas;
  • Venda pessoal.
     Relativamente a este composto, e o peso dado a cada um dos elementos depende basicamente das estratégias utilizadas e da natureza dos mercados selecionados. Pode-se, a grosso modo, tratar dois grandes mercados, situados em pólos opostos em relação ao tipo de consumidor: 1. Mercado industrial; e 2. Mercado de consumo. A importância dos componentes do composto promocional em mercados industrial e de consumo, pode ser assim analisado: A propaganda e a publicidade são relevantes para o mercado de consumo; já a venda pessoal é determinante para o mercado industrial; e a relações públicas se equivalem nos dois mercados.
     Para desenvolver o composto promocional é preciso tomar algumas decisões preliminares, tais como fazer o calendário promocional: sazonalidades, planejar eventos; estabelecer o orçamento: quanto investir? (métodos: % de vendas, paridade competitiva, objetivo-tarefa); definir os objetivos: aumento das vendas x fixação de imagem e, por fim, realizar um conjunto de ações: deve-se usar os quatro elementos de combinada.
     Decisão de publicidade - é necessário fazer divulgação de notícias comercialmente significativas sobre a empresa na mídia impressa, falada e televisiva, além de aproveitar espetáculos para a mesma finalidade.  Você sabe como fazer sua empresa virar notícia?
     Decisão sobre venda pessoal - os vendedores tem importância decisiva no sucesso da empresa. Afinal, eles são o principal elo com os clientes e eles para os clientes realmente são a empresa. Além disso, os vendedores são uma fonte de informação preciosa para o planejamento do marketing e têm a tarefa de concluir o processo de venda.
     Decisão sobre propaganda - pode ser definida como qualquer forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. A mensagem é determinada mediante a criação, a avaliação, a seleção de mídia e a realização da propaganda.
     Decisão sobre promoção de vendas -  consiste num conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria de curto prazo, cujo objetivo é estimular a compra mais rápida e/ou em maior volume de um produto específico. Neste caso, existe diversas opções disponíveis, e o trabalho com a criatividade e o conhecimento do público ao qual se destina a promoção é extremamente importante.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

INFLAÇÃO

A meta não é mais a meta?

     Ninguém esperava que, em agosto, sob um cenário de pressão inflacionária, o Banco Central reduzisse em meio ponto percentual, para 12%, a taxa básica de juro do país. O receio com a disparada dos preços foi reforçado pelo próprio BC, que no fim de setembro informou em seu relatório trimestral de inflação haver chance real de o IPCA ficar acima do teto de 6,5% perseguido pela política monetária. Ao mesmo tempo, em pronunciamentos recentes, a presidente Dilma Rousseff reafirmou que o crescimento econômico é a grande prioridade. Já o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que o governo agora tem uma meta para a taxa de juro (de 9%), interferindo num assunto que é do BC. Os sinais contraditórios alimentam uma dúvida: o Brasil está abandonando o rigor das metas para a inflação?
A Conferir.
Fonte: EXAME

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

UMA GRANDE SACADA - INOVAÇÃO

Nem dinheiro, nem QI de gênio. A inovação pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar. Só depende de você.

     No final do século passado, os gurus da administração incluíram uma palavra nova em suas pregações: INOVAÇÃO. Por tabela, subtraíram horas de sono dos executivos, preocupados em buscar a idéia salvadora dos lucros da empresa - e da própria carreira. A inovação é obra de empreendedores lutando contra a hegemonia das práticas convencionais. Ou ainda segundo Tom Peters, que as grandes ousadias da humanidade foram obras de loucos. Já para Peter Druker, trata-se de algo imprevisível.
     Ao contrário do que se costuma pensar, inovação nem sempre demanda muito dinheiro ou cérebro superdotados. Pequenas grandes idéias nasceram da imaginação de pessoas inovadoras.
     Sob a ótica das empresas, inovar é produzir faturamento. É fazer algo diferente, em lugar diferente, com resultados melhores. É diferente de "invenção".
    Neste momento é uma boa hora para se exercitar o movimento de inovação no Brasil. Pois, o brasileiro tem um enorme potencial inovador. O que dá sustentação a esta afirmação é o avanço considerável na base de sustentação que leva à inovação tecnológica. As empresas estão investindo mais em pesquisa e desenvolvimento. Incubadoras de empresas estão sendo estimuladas.
     Na prática, esses fatos acabam gerando novas oportunidades de carreiras e muitos empregos. Apesar dos bons resultados, ainda é difícil transferir tecnologia das universidades para as empresas. Quanto mais eficiente essa troca, melhores são os resultados de inovação.
     O maior problema no Brasil é romper com a tradição de uma cultura arraigada de cópia. Além de quebrar essa visão, as pessoas precisam entender que a inovação em tecnologia se aplica a qualquer atividade. As inovações não têm fronteiras para prosperar, assim como as idéias revolucionárias dentro das empresas. A inovação pode estar ligada a uma atitude empreendedora, de quebrar conceitos, pode tanto acontecer em uma pequena empresa quanto em uma grande.
     Depende de você!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

JUSTIÇA - A RAZÃO PEDE SOCORRO

Sem o peso de normas burras que drenam a energia das empresas, o PIB per capita brasileiro poderia ser 17% mais alto. Mas infelizmente, a burocracia sempre vence.

     São 18.000 leis, decretos e portarias publicados entre 1988 e 2006 e que integram o aberrante sistema tributário brasileiro. Agora se tem de forma concreta, o tamanho desse cipoal.  Para decifrar esse emaranhado de normas, que ganha um novo capítulo a cada 26 minutos, as grandes empresas são obrigadas a empregar centenas de especialistas. Para se ter uma referência, apenas duas pessoas são o suficiente para lidar com os trâmites tributários da Gerdau nos Estados Unidos. No Brasil, a mesma empresa necessita de 200 funcionários.
     As regras tributárias são as mais indecifráveis, mas são muitas as amarras burocráticas que minam as energias das empresas brasileiras. Exemplo: a legislação trabalhista desestimula a criação de empregos formais; os labirintos colocados a quem quer exportar ou importar; os inúmeros e caros processos para regularizar uma propriedade rural; e as leis que transferem à iniciativa privada obrigações que seriam do estado. O apreço brasileiro por criar normas já foi creditado à herança ibérica. Cinco séculos depois, essa explicação não funciona mais. Hoje somos vítimas da voracidade estatal para monitorar cada minuto da vida dos indivíduos e das empresas. Para evitar que uma minoria tente burlar o sistema, todos são submetidos a novos e estritos controles.
     O efeito devastador da burocracia na competitividade das empresas brasileiras só encontra paralelo na absurda carga de impostos. O valor anual de riqueza consumido pela burocracia brasileira é estimado em 46 bilhões de reais e equivale a 1,4% do PIB nacional. Se o Brasil atingisse o mesmo índice de burocracia do Chile ou da Espanha, por exemplo, o PIB per capita cresceria 17%. A burocracia não se comove com esses dados e só trabalha para a própria sobrevivência.
     Isso é o que podemos chamar de um monumento à estupidez.
Fonte: VEJA

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A MODERNIZAÇÃO DO BRASIL

O topo é para poucos.

     Brahma e Estrela foram ícones do capitalismo brasileiro. O modo como cada uma reagiu às mudanças as colocou em rotas totalmente opostas.
     No ano de 1987, nenhum fabricante de brinquedos podia ser comparado à Estrela. Cerca de 7.000 pessoas trabalhavam em suas linhas de montagens, na grande São Paulo. Com suas bonecas falantes, suas pistas de autorama e sua marca que invariavelmente remetia à infância, a Estrela, era líder absoluta, com mais de 50% do mercado brasileiro.
     Ano de 1987, nenhum fabricante de cervejas no Brasil podia ser comparado à Brahma. Naquela época, Brahma e cerveja eram considerados sinônimos - os mais velhos até hoje pedem "uma Brahma" referindo-se à bebida, independente da marca.
     No ano de 2011, a poderosa Estrela do passado luta para manter-se ativa e, quem sabe, voltar a crescer. O faturamento atual de 140 milhões de reais, é um vigéssimo do que foi no ápice, e agora, tornou-se principalmente uma importadora de brinquedos chineses.
     Ano de 2011, a Brahma hoje é parte do maior grupo global do setor de cervejas, o AB Inbev. No mercado brasileiro, a Ambev - dona da Brahma - detém 70% das vendas. O faturamento da Ambev no ano passado é quase dez vezes maior que o segundo colocado a Schincariol.
     Mais do que duas histórias com final contrastante, os exemplos de Brahma e Estrela são uma aula de Brasil. Ambas as empresas enfrentaram as vicissitudes de um país em franca transformação. Souberam vencer no ambiente de negócios mais simples e controlado do Brasil antigo, em que barreiras quase soviéticas mantinham a competição a distância. A partir da abertura para os importados, um dos maiores choques já vividos pelas empresas brasileiras, as narrativas se separam.
     Enquanto a Brahma entendeu e se preparou para os movimentos da globalização, a Estrela escolheu o caminho da resistência à mudança e permaneceu cobrando do governo, e sem sucesso, maior proteção ao brinquedo nacional.
      O Brasil do passado virou pó. Hoje - felizmente - a competição faz parte do dia a dia de nossa economia. E isso implica saber responder a uma realidade em constante transformação, sob pena de ficar pelo caminho. Durante esses anos, muita coisa mudou. No topo, só fica quem souber se reinventar.
A conferir!
Fonte: EXAME.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PRINCIPAIS DESAFIOS DO TRABALHO EM EQUIPE

Todos esses desafios estão entrelaçados e têm inúmeras causas. A mais importante são as causas comportamentais.

     Na administação de projetos, assim como em qualquer outra situação, as virtudes desejáveis confrontam-se com as dificuldades que os grupos sempre apresentam.  A equipe sem aspectos negativos é obra de ficção. Quem quer que tenha participado de qualquer trabalho em grupo tem experiências boas e ruins para lembrar. É com base no estudo de experiências que se deduzem as características positivas e negativas das equipes. Com o sinal trocado, as caracteristicas positivas transformam-se nos defeitos que qualquer grupo deve procurar evitar, e a esses se acrescentam outros. As principais dificuldades que podem comprometer o desempenho da equipe podem ser sintetizadas em:
  • Coesão excessiva;
  • Conformidade social;
  • Pensamento grupo.
     Entre essas dificuldade, têm sido objeto de estudos aquelas que perturbam o processo decisório ou levam os grupos a tomar decisões que contrariam a lógica, os interesses das partes envolvidas e, em certos casos, sua própria sobrevivência. Essas decisões podem ser tomadas voluntária ou involuntariamente.
     As pessoas sentem-se confortáveis como estão e não querem mudança. Ou então, sentem-se muito poderosas, acima de crítica ou castigo. Crimes de guerra, corrupção nos altos escalões e decisões técnicas absurdas têm sua origem nessas causas. às vezes, têm receio de contrariar o que pensam ser a opinião do chefe ou dos colegas do mesmo nível. Ás vezes, a causa é estrutural. O grupo está isolado, ou as normas impedem o ingresso de novas pessoas e idéias, ou simplesmente não há outros grupos que forneçam referências inovadoras. Isolamento, tensão, urgência, ameaças externas e muitas outras razões podem contribuir para a ocorrência desses problemas.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

AS CIFRAS ASTRONÔMICAS DA INTERNET

Grande Números

     O uso crescente da internet para transmissão de imagens e o aumento do número de pessoas com acesso a computadores, smartphones e tablets multiplicam ano a ano o tráfego de dados pela rede - gerando um volume que é representado por números astronômicos. O movimento no Brasil ainda significa apenas 1% do total no mundo, mas, com a inclusão digital das classes C e D, cresce num rítmo que é o dobro da média global.  O tráfego dos brasileiros na internet em 2015 será de:

26 286 610 305 036 000 000 bytes ou 26 exabytes

     Esse volume é equivalente a % bilhões de DVDs assistidos por ano, 2 trilhões de minutos em vídeos (o que uma pessoa levaria 3,8 milhões de anos para assistir) e 4,4 milhões de pessoas simultaneamente transmitindo vídeos em alta definição. O tráfico na internet no Brasil deverá aumentar 170% de 2005 a 2015 e o percentual de tráfego via internet por aparelho em 2010 foi 97% através de computadores e 3% por tablets, smatephones e tvs, em 2015 será 87% computadores, 13% através de tablets, smartphones e tvs.
A conferir!
Fonte: EXAME 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

A HORA DO RECREIO

Filhos precisam dos pais ao seu lado. Portanto, encontre tempo para eles. É a única maneira de fazê-los felizes.

     Existem conceitos que se perpetuam como verdades absolutas e ninguém costuma contestá-los. Um deles, geralmente adotado pela maioria dos profissionais que enfrentam longas jornadas diárias de trabalho, diz que basta dar meia hora de atenção aos filhos ao chegar em casa, já tarde da noite, que eles ficarão satisfeitos e felizes. è o velho discurso da qualidade x quantidade, algo tão furado quanto uma nota de 3 reais. Os especialistas afirmam: "a criança necessita é de quantidade". Pois, os pais sã o verdadeiro objeto de amor do filho, e é natural que desejam mais tempo junto. Para quem vive o eterno conflito de ter pouco tempo para a família, essa constatação pode ser um golpe bastante duro. Mas é a realidade - a criança que tem pais ausentes boa parte do dia deixa de contar com eles para sua formação. Ela precisa de referências e quando não as encontra vai buscá-las nos amigos e na escola.
     Vale dizer, nessa história, não há solução mágica. Pais que trabalham fora, por exemplo, geralmente não conseguem participar da vida dos filhos da maneira como desejam. Muitas vezes, o que acontece, no entanto, é que, mesmo tendo a oportunidade de estreitar mais os laços com as crianças, preferem se isolar. Se tão exaustos,  acabam perdendo a paciência para lidar com os pequenos. E ai levam trabalho para casa, veem televisão até altas horas da noite, fazem pesquisa na internet. E os filhos ali, tentando chamar a atenção. Fazem barulho, quebram o vazo de que tanto a mãe gostava, brigam entre si, respondem de forma agressiva às perguntas. Os pais simplesmente costumam concluir que as crianças não sabem se comportar. Outros transferem a culpa para a escola, como se coubesse ao professor o papel de pai e companheiro. E não é preciso dizer que gritar ou bater nos filhos nessas horas só aumenta o distanciamento.
     O desespero que costuma tomar conta do casal nesta horas geralmente o impede de enxergar a saída para o problema: buscar com empenho um ponto de equilíbrio entre a vida profissional e familiar. O primeiro passo é compreender e aceitar que nem sempre é possível alcançar aquilo que é 100% desejável para um relacionamento ideal com os filhos. O segundo é encontrar disposição para enfrentar as dificuldades que surgirão, como alterar as rotinas tanto no trabalho como em casa. Por mais atolado de trabalho e de cobranças que você esteja, sempre é possível buscar alternativas.

Pense em algo e tome uma atitude, ainda da tempo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

MUDANÇA - AFINAL O QUE É ISSO?

A mudança talvez seja o maior clichê de nossos tempos.

     Sabemos que ela virá. Sabemos que ela será cada vez mais rápida - e provavelmente mais poderosa. Sabemos que a mudança, inexoravelmente, nos transformará. E ao longo dos últimos 40 anos é uma inestimável comprovação de pequenas e grandes transformações que ajudaram a moldar - e que moldarão - o mundo, a economia e os negócios de nossos tempos. Da vida brasileira sob inflação e a liberdade conseguida pela estabilização da moeda; o surgimento dos primeiros computadores nos escritórios e a mudança do papel do estado na economia. Bill Gates, Steve Jobs, "os rapazes" do Google e a geração de empresários e executivos brasileiros.
     A Revista Exame, definiu o que pode representar a mudança por meio de três movimentos históricos ocorridos nas últimas quatro décadas. Fenômenos esses avassaladores, que são:
  1. A ascensão da China como potência. Segunda maior economia do mundo, com 1,4 bilhões de habitantes, a China se move com incrível rapidez em direção a um novo modelo de desenvolvimento;
  2. A modernização do Brasil. Em pouco mais de 40 anos, deixamos a condição de sociedade agrária. Rapidamente, o país vence a etapa da inclusão - mais crianças nas escolas, mais consumidores no mercado. O desafio à frente é tão ou mais importante transformar crescimento em desenvolvimento, quantidade em qualidade;
  3. A força criativa do modelo americano. Foram os Estados Unidos que produziram as grandes inovações que determinam o jeito de trabalhar, se relacionar e viver no mundo em que vivemos. Para espanto geral, o gigante entra na segunda década do século 21 abatido por movimentos imprevisíveis da história e pelos próprios erros. Em meio à crise, no entanto, o americano continua a criar, a arriscar e a empreender. É sua melhor maneira de reagir e de negar os vaticínios dos que acreditam em seu declínio.
Fonte: EXAME

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

REFLEXÃO

"O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas!"
(Willian George Ward) 
Ajuste as suas, ainda da tempo. 

SETEVE JOBS - O MUNDO PERDE UM GÊNIO

Morte de Steve Jobs, aos 56 anos, repercute em todo o mundo

     Steve Jobs travou uma longa batalha contra o câncer de pâncreas. Ele criou e recriou a empresa mais valiosa do planeta: a Apple. Calça jeans, camiseta preta e tênis – este era o uniforme de gênio. Todos se acostumaram a parar com atenção para ver Steve Jobs anunciar uma nova “febre” que surgia. Ele mudou e moldou boa parte do mundo em que vivemos. Transformou a Apple na empresa mais valiosa do mundo.
     Morreu na quarta-feira (5), nos Estados Unidos, aos 56 anos. O homem ousado, inovador, quase tinhoso e perfeccionista ao extremo, costumava resumir suas invenções em uma frase curta: “Simplesmente funciona”.
Steve Jobs se descrevia como o pirata que virou capitão do navio. Ele veio do movimento dos hippies da Califórnia nos anos 1960 e 1970. Foi para Índia fazer um retiro espiritual. Virou budista e era adepto das drogas psicodélicas antes de virar pelo avesso o mundo da alta tecnologia.
     Ao lado do amigo Steve Wozniak, criou o primeiro computador pessoal na época em que a computação era feita em máquinas gigantescas, restritas a grandes empresas, universidades e órgãos governamentais. Foi o início de uma revolução cultural: o nascimento da era digital.
     Ao convidar para a direção da empresa o executivo de um grande fabricante de refrigerantes, Jobs disse: “Você quer vender água com açúcar para o resto de sua vida? Ou você quer vir comigo e mudar o mundo?”. A frase mostra a personalidade de Steve Jobs: visionário, criativo e desafiador.
Assim a Apple foi crescendo e inovando. Em 1984, veio o Macintosh, que, aliás, é um tipo de maçã. É o primeiro computador com interface gráfica e mouse. Apesar do sucesso na época, a Apple não dominou o mercado de computadores.
     Longe da Apple, ele fundou outra companhia, a Pixar, produzindo alguns dos melhores filmes de animação já feitos, a começar por “Toy Story”. A Pixar acabou comprada pela Disney, onde Jobs se tornou o maior acionista. Em 1996, depois de 11 anos de exílio, Jobs voltou à empresa que fundou. A Apple estava à beira da falência, mas aos poucos, com o lançamento de produtos inovadores com o iPod, o iPhone e o iPad, a Apple foi conquistando mercado até se tornar este ano a empresa de maior valor de mercado dos Estados Unidos. Ao todo, 300 milhões de iPods foram vendidos em dez anos, 128 milhões de iPhones desde 2007 e 29 milhões de iPads nos primeiros 15 meses.
     Steve Jobs era um perfeccionista que exigia funcionalidade casada com elegância e bom gosto. A maneira como nós interagimos com as computadores e telefones, tocando nas telas, usando e trocando música, imagens, mensagens e textos – tudo isso veio da visão de Steve Jobs.
     Em 2005, falou sobre sua doença publicamente em um famoso discurso para os alunos da Universidade Stanford. “Lembrar que logo vou estar morto é a mais importante ferramenta que eu já encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas na vida”, declarara Jobs. 
     O inventor da era digital deixa uma mensagem fundamental sobre a transitoriedade da existência, nas palavras de Steve Jobs aos jovens: “A morte é a melhor invenção da vida. É o agente da mudança. É o que afasta o velho para dar lugar ao novo. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira de evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Seu tempo é limitado. Tenha a coragem de seguir o que seu coração manda”.
     A empresa Apple divulgou em sua página na internet uma mensagem lamentando a morte de seu fundador. O comunicado diz: “A Apple perdeu um gênio criativo e visionário. O mundo perdeu um ser humano maravilhoso. Aqueles de nós, que fomos sortudos o suficiente de conhecer Steve Jobs e trabalhar com ele, perdemos um amigo querido e um mestre inspirador. Steve deixa para trás uma companhia que só ele poderia ter construído e seu espírito vai ser para sempre o fundamento da Apple”.
Fonte: JORNAL FLORIPA.COM.BR

HI TECH

iPhone 5: um celular cercado de rumores.

     A estratégia de deixar o público sem informações sobre o desenho de novos produtos foi adotada pela Apple no lançamento do primeiro iPhone. Funciona muito bem para criar barulho e expectativa - e dá origem a histórias, muitas vezes fantasiosas, sobre o que se pode esperar dos laboratórios da empresa. Confira no blog +Tech as especulações mais populares sobre o iPhone 5, ainda sem data oficial de lançamento.
Fonte: VEJA

SOBRE PALAVRAS

Os três Grifos

     São três palavras "grifo" em português, xarás perfeitas, mas cada uma com acepção e origem muito distintas. Em seu primeiro significado, grifo é sinônimo de texto em itálico. No segundo, é o nome de um animal mitológico com cabeça e asas de águia e corpo de leão. E, no terceiro, é um substantivo sinônimo de enigma, questão obscura ou expressão hermética.
Fonte: VEJA

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

POLÍTICA

Fim da linha para Roseana?

     Ás vésperas de completar 60 anos, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, tem dito a pessoas próximas que anda desanimada da vida política. Alvo de denúncias de irregularidades no comando do estado, a filha do senador José Sarney se disse cansada da exposição a escândalos e afirmou a amigos que não pretende se candidatar a nenhum cargo público depois que encerrar seu mandato em dezembro de 2014. Além de governadora, Roseana foi deputada federal e senadora, e também se lançou à Presidência da República em 2002. Isatisfeita com a atenção e os recursos dispensados pelo governo federal ao Maranhão, Roseana também teria pedido a seu pai que deixe de apoiar incondicionalmente a presidente Dilma.
A conferir!
Fonte: EXAME

POLÍTICA E PODER

PMDB prepara troco para o PT

     A onda de denúncias que parte do PT desencadeou contra membros do PMDB fez com que o partido se reunisse para entender os motivos dos ataques. Chegou-se à conclusão de que o PT, com a meta de conquistar 2000 prefeituras no ano que vem - em 2008, o partido fez 558 prefeitos - , quer enfraquecer o PMDB, seu principal rival nos pleitos municipais. O objetivo maior, no entanto, seria chegar a 2014, ano de eleição presidencial e estaduais, com dependência menor do apoio peemedebista. Diante do diagnóstico, os líderes do principal partido da base aliada preparam uma reação. O objetivo seria expor membros do PT que fazem parte do governo Dilma a denúncias de irregularidas.
A conferir!!!
Fonte: EXAME

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

COMÉRCIO EXTERIOR

Tramontina versus Chineses

     A Tramontina líder brasileira em mercados como o de talheres e panelas, volta a combater a importação de produtos chineses. A empresa já havia aberto um processo antidumping para investigar a entrada no Brasil de panelas feitas na Ásia. Agora, tenta barrar a invasão de talheres produzidos na China, que começam a ameaçar um mercado dominado com folga por ela - a Tramontina detém cerca de 90% das vendas. A empresa gaúcha pede a taxação sobre os produtos chineses chegue a 1.027%, o que tornaria a importação inviável. Diante da ameaça, representante chineses devem entregar uma reclamação formal à Organização Mundial do Comércio (OMC) acusando o Brasil de retaliar comercialmente a China. A Tramontina não comenta o assunto.
A conferir!
Fonte: EXAME

CERVEJAS

A AMBEV supera a AB INBEV

versus
     O bom momento vivido pela economia brasileira, a valorização do real frente ao dólar nos primeiros oito meses do ano e o domínio de aproximadamente 70% do mercado de cervejas no Brasil colocaram a AMBEV em uma situação inusitada. A empresa comandada pelo executivo João Castro Neves passou a valer mais do que seu principal acionista, a AB INBEV, dona de marcas globais e tradicionais como Budweiser e Stella Artois. Em valores de mercado baseados na cotações das ações das duas empresas no início de setembro, a AMBEV estava avaliada em 95 bilhões de dólares, enquanto a AB IMBEV, que detém 62% da AMBEV, valia 87 bilhões de dólares. Com sede na Bélgica, a companhia-mãe teve seus resultados afetados negativamente pela crise que atinge boa parte da Europa e pela fraqueza da economia dos Estados Unidos. O fortalecimento da operação brasileira ocorre no momento em que começa a se discutir a sucessão do brasileiro Carlos Brito na presidência da AB INBEV. Segundo pessoas próximas à corporação, Castro Neves, um dos candidatos naturais ao posto, larga na frente nessa disputa.
A conferir!
Fonte: EXAME

terça-feira, 4 de outubro de 2011

COMO ABORDAR SEUS COLEGAS SEM SER UM CHATO

É chato interromper os outros, não é?

     Mas, sem dúvida, nós somos obrigados por dever a fazer isso a toda hora. E ser interrompido, então? Chato demais. Mas não há como evitar. Isso faz parte da regra do jogo - no caso, da natureza do trabalho. Quantas vezes por dia você pede licença para consultar outro colega de equipe, pedir orientação do chefe? Muitas vezes, certo? Não tem como ser diferente. Mas, justamente por ser tão corriqueiro, deveria ser algo que as pessoas fazem com naturalidade e bom senso. Em muitos casos, no entanto, não é. Há pessoas que absolutamente nem desconfiam do que devem fazer para abordar os colegas sem ser incovenientes.
     Algumas sugestões de como abordar os colegas sem ser chato:
  • Jamais entre na sala de um colega sem antes bater na porta e pedir licença. Se ele tiver secretária ou assistente, consulte-a primeiro. Caso não tenha salas no escritório, aproxime-se faça sinal de que quer falar com ele. Se não houver receptividade, suma;
  • Se o terreno estiver livre, avance com cautela. Pergunte se o colega está ocupado ou se tem alguns minutos para conversar sobre tal assunto. Desta forma, você estará respeitando o tempo do outro;
  • Se o assunto for real e desesperadamente urgente e o outro não puder falar, apele para a internet. Mande um e-mail. Uma mensagem, direta e rápida;
  • Se não der por e-mail, tente um telefonema, também rápido e direto. Caso a secretária ou assistente atenda, informe qual é o assunto que você quer tratar e explique porque precisa de uma resposta urgente;
  • Por último: cuidado para não ser atingido pela síndrome do cliente interno. Trata-se daquela pessoa que está sempre achando que tem mais direitos sobre os outros. Acredita que o seu problema é sempre mais urgente e que se sente livre para entrar e sair à vontade.
Bom trabalho! 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ECONOMIA

Vamos virar Angola?

A renda per capita do Brasil continua bem inferior à dos países ricos, mas os preços de muitos produtos e serviços já são superiores aos da Europa e dos Estados Unidos. Em concessionárias de veículos, lojas de roupas e eletroeletrônicos, hotéis ou restaurantes, o brasileiro fico uma sensação parecida com a de um consumidor de algum país do Oriente Médio ou África rico em petróleo e pobre em distribuição de renda. Um estudo da RC Consultores com países de cinco continentes comprova que os preços internos superam com folga a média internacional.
E a gente vai levando!!!
Fonte: EXAME

iPAD 3 SEM SEGREDO

Tecnologia

     Uma nova versão do iPAD, mais leve e fina do que a atual, deve ser lançada no próximo ano. Como quase tudo relacionado à Apple, as características do tablet permanecem envoltas em grande mistério, mas uma reportagem da editoria de Tecnologia mostra o que já vazou sobre o gadget.
Fonte: EXAME