quarta-feira, 20 de abril de 2011

Administração: A Profissão do Futuro

Só Através da união dos Administradores e muito empenho e atitude, se consiguirá transformar a Administração na profissão do presente.

     Há alguns anos, enquanto frequentava a faculdade ouvia dizer a seguinte frase: "a Administração é a profissão do futuro", que trazia muita expectativa quanto a este movimento vindouro e promissor de uma profissão que certamente teria sua importância reconhecida.  Bem, o que antes era futuro, hoje é presente e, infelizmente, tem se percebido que a Administração não tem sido tão valorizada quanto previsto.
     Algumas profissões, cientes da necessidade de crescimento e voltadas para as oportunidades do mercado, passaram a ocupar o espaço teoricamente destinado aos administradores.
     Imaginem quais seriam as reações de alguém com as seguintes situações:
  • Um advogado vai a um tribunal e é informado que excelentissímo juiz ali presente não é advogado e sim um excelente administrador com profundo conhecimento das leis;
  • Um parente de um enfermo grave recebe a notícia que seu ente querido será operado por um expoente máximo da Administração;
  • Uma ponte será construída com o projeto calculado por um competente administrador;
     Dificilmente, situações como estas acontecem, tanto por sua especificidade, quanto pela dedicação dos profissionais e de seus respectivos Conselhos. Sem a intenção de entrar no mérito da questão e muito menos denegrir  o papel das referidas entidades, pode-se perceber que os administradores, vem ao longo dos anos assistindo de forma passiva o crescimento de outras profissões em detrimento da sua.
     Essa situação nos leva a uma reflexão e análise, qual a postura do administrador em relação à Administração? O que estou fazendo pela minha profissão?
     E nada mais propício que o momento atual em que o Brasil atravessa, uma fase de busca de novos caminhos.  Um país que necessita se organizar precisa de uma melhor Administração. São atitudes deste porte que transformará a Administração numa profissão do presente.
     E você o que está fazendo agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário