terça-feira, 19 de abril de 2011

Négócio de Família

Você pode, e deve trabalhar na empresa do seu pai. Mas tome cuidado para não se esquecer da sua carreira.


  O Brasil tem milhões de empresa. A grande maioria delas é formada por empresas familiares. São empresas que vão da padaria ou da mercearia da esquina até as grandes corporações como Pão de Açúcar e Votorantim. São negócios que muitas vezes começaram com o avô, continuam com o pai e espera-se que prosperem ainda com o filho.  Além de seus serviços ou produtos, geram uma situação que pode ser confortável para o filho, que não precisa começar da estaca zero lutando por uma oportunidade no disputado mercado de trabalho. Esse, porém, é o cenário visto do lado de fora. Do lado de dentro, trabalhar no negócio da família não é fácil.
    Por mais tranquila que seja uma família, a convivência em casa nunca é uma coisa muito fácil. No escritório, então, é pior ainda. Haverá sempre um envolvimento emocional, por mais profissional que seja o relacionamento.
     Numa situação destas, o que é que o filho pode fazer para provar o seu valor? A resposta é simples: ele tem que esquecer que está entrando no negócio da família. Deve agir como se trabalhasse na mais competitiva das multinacionais. Dirigir sua carreira como se o negócio do pai fosse acabar de um dia para o outro e ele tivesse que concorrer a bons empregos no mercado.
     Se este é o seu caso, começa por jamais cair na esparrela de, depois da Faculdade, parar os estudos, Pós-Graduação e Especialização valem ouro para empresas, qualquer empresa, multinacional ou familiar.  Só ai você estará eliminado mais da metade das dúvidas que poderiam recair sobre a sua competência.
     Se não estiver preparado para enfrentar de igual para igual aqueles que nunca tiveram a proteção da empresa do pai, corre o sério risco de passar a vida chorando sobre o tal do leite derramado. Portanto, se você vai trabalhar no negócio da família, tenha sempre em mente que sua carreira não está garantida apenas pelo fato de o negócio ser da sua família. A sua carreira depende de você, onde que esteja. Das suas atitudes, da sua força de vontade, da sua disciplina e da sua capacidade de fazer as coisas acontecerem.
     Dê sua opinião.

Um comentário:

  1. Sr. Telêmaco Pompei, sou de Patrocínio do Muriaé-MG, aqui onde moro teve um Sr. Chamado Coronel Telêmaco Pompei ele tinha uma mercearia na cidade esta que aparece na foto e esta mercearia que existia aqui na cidade??????

    ResponderExcluir