quinta-feira, 5 de maio de 2011

TERCEIRIZAÇÃO

Um termo novo incorporado à Administração, decorrente de uma decisão estratégica da empresa.
    
     Estrategicamente utilizada com o objetivo de redução de custos, flexibilidade, busca de parcerias, associações ou até no tradicional sentido de alternativa de fornecimento, se caracteriza quando há transferência de determinadas atividades internas, de apoio ou produção a outras empresa.
     Com os mercados globalizados, é difícil definir a estrutura de uma empresa industrial ou comercial e suas fronteiras de negócio, já que existem empresas que possuem e administram marcas fortes e terceirizam toda a produção.
     A terceirização, como em toda opção estratégica, envolve vantagens e desvantagens, com maior ou menor intensidade e destaque conforme os objetivos da opção.
     Pode-se relacionar as vantagens:
  • Possibilidade e redução de custos pela especialização;
  • Delegação de atividades que não agregam valor ao produto;
  • Redução dos custos fixos;
  • Concentração nas atividades críticas;
  • Melhor controle de estoques e programação de produção;
  • Flexibilidade.
     As devantagens:
  • Controle dos fornecedores (o que gerou a quarteirização);
  • Custos envolvidos na possível mudança de terceiros.
     Se a terceirização é uma simples transferência de atividades de produção, sem a conotação de parceria, passa a ser uma busca de alternativas de fornecimento, observando-se procedimentos e cuidados típicos de escolha de fornecedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário