segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MARKETING - COMPOSTO PROMOCIONAL

O composto promocional tem a função, dentro de um programa de ação de marketing, de criar o valor de comunicação.

     Ou seja, de comunicação, proporcionando informações aos clientes atuais e potenciais. O composto de promocional tem os seguintes componentes:
  • Propaganda;
  • Promoção de vendas;
  • Publicidade e relações públicas;
  • Venda pessoal.
     Relativamente a este composto, e o peso dado a cada um dos elementos depende basicamente das estratégias utilizadas e da natureza dos mercados selecionados. Pode-se, a grosso modo, tratar dois grandes mercados, situados em pólos opostos em relação ao tipo de consumidor: 1. Mercado industrial; e 2. Mercado de consumo. A importância dos componentes do composto promocional em mercados industrial e de consumo, pode ser assim analisado: A propaganda e a publicidade são relevantes para o mercado de consumo; já a venda pessoal é determinante para o mercado industrial; e a relações públicas se equivalem nos dois mercados.
     Para desenvolver o composto promocional é preciso tomar algumas decisões preliminares, tais como fazer o calendário promocional: sazonalidades, planejar eventos; estabelecer o orçamento: quanto investir? (métodos: % de vendas, paridade competitiva, objetivo-tarefa); definir os objetivos: aumento das vendas x fixação de imagem e, por fim, realizar um conjunto de ações: deve-se usar os quatro elementos de combinada.
     Decisão de publicidade - é necessário fazer divulgação de notícias comercialmente significativas sobre a empresa na mídia impressa, falada e televisiva, além de aproveitar espetáculos para a mesma finalidade.  Você sabe como fazer sua empresa virar notícia?
     Decisão sobre venda pessoal - os vendedores tem importância decisiva no sucesso da empresa. Afinal, eles são o principal elo com os clientes e eles para os clientes realmente são a empresa. Além disso, os vendedores são uma fonte de informação preciosa para o planejamento do marketing e têm a tarefa de concluir o processo de venda.
     Decisão sobre propaganda - pode ser definida como qualquer forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. A mensagem é determinada mediante a criação, a avaliação, a seleção de mídia e a realização da propaganda.
     Decisão sobre promoção de vendas -  consiste num conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria de curto prazo, cujo objetivo é estimular a compra mais rápida e/ou em maior volume de um produto específico. Neste caso, existe diversas opções disponíveis, e o trabalho com a criatividade e o conhecimento do público ao qual se destina a promoção é extremamente importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário