segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A MODERNIZAÇÃO DO BRASIL

O topo é para poucos.

     Brahma e Estrela foram ícones do capitalismo brasileiro. O modo como cada uma reagiu às mudanças as colocou em rotas totalmente opostas.
     No ano de 1987, nenhum fabricante de brinquedos podia ser comparado à Estrela. Cerca de 7.000 pessoas trabalhavam em suas linhas de montagens, na grande São Paulo. Com suas bonecas falantes, suas pistas de autorama e sua marca que invariavelmente remetia à infância, a Estrela, era líder absoluta, com mais de 50% do mercado brasileiro.
     Ano de 1987, nenhum fabricante de cervejas no Brasil podia ser comparado à Brahma. Naquela época, Brahma e cerveja eram considerados sinônimos - os mais velhos até hoje pedem "uma Brahma" referindo-se à bebida, independente da marca.
     No ano de 2011, a poderosa Estrela do passado luta para manter-se ativa e, quem sabe, voltar a crescer. O faturamento atual de 140 milhões de reais, é um vigéssimo do que foi no ápice, e agora, tornou-se principalmente uma importadora de brinquedos chineses.
     Ano de 2011, a Brahma hoje é parte do maior grupo global do setor de cervejas, o AB Inbev. No mercado brasileiro, a Ambev - dona da Brahma - detém 70% das vendas. O faturamento da Ambev no ano passado é quase dez vezes maior que o segundo colocado a Schincariol.
     Mais do que duas histórias com final contrastante, os exemplos de Brahma e Estrela são uma aula de Brasil. Ambas as empresas enfrentaram as vicissitudes de um país em franca transformação. Souberam vencer no ambiente de negócios mais simples e controlado do Brasil antigo, em que barreiras quase soviéticas mantinham a competição a distância. A partir da abertura para os importados, um dos maiores choques já vividos pelas empresas brasileiras, as narrativas se separam.
     Enquanto a Brahma entendeu e se preparou para os movimentos da globalização, a Estrela escolheu o caminho da resistência à mudança e permaneceu cobrando do governo, e sem sucesso, maior proteção ao brinquedo nacional.
      O Brasil do passado virou pó. Hoje - felizmente - a competição faz parte do dia a dia de nossa economia. E isso implica saber responder a uma realidade em constante transformação, sob pena de ficar pelo caminho. Durante esses anos, muita coisa mudou. No topo, só fica quem souber se reinventar.
A conferir!
Fonte: EXAME.

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