terça-feira, 11 de outubro de 2011

A HORA DO RECREIO

Filhos precisam dos pais ao seu lado. Portanto, encontre tempo para eles. É a única maneira de fazê-los felizes.

     Existem conceitos que se perpetuam como verdades absolutas e ninguém costuma contestá-los. Um deles, geralmente adotado pela maioria dos profissionais que enfrentam longas jornadas diárias de trabalho, diz que basta dar meia hora de atenção aos filhos ao chegar em casa, já tarde da noite, que eles ficarão satisfeitos e felizes. è o velho discurso da qualidade x quantidade, algo tão furado quanto uma nota de 3 reais. Os especialistas afirmam: "a criança necessita é de quantidade". Pois, os pais sã o verdadeiro objeto de amor do filho, e é natural que desejam mais tempo junto. Para quem vive o eterno conflito de ter pouco tempo para a família, essa constatação pode ser um golpe bastante duro. Mas é a realidade - a criança que tem pais ausentes boa parte do dia deixa de contar com eles para sua formação. Ela precisa de referências e quando não as encontra vai buscá-las nos amigos e na escola.
     Vale dizer, nessa história, não há solução mágica. Pais que trabalham fora, por exemplo, geralmente não conseguem participar da vida dos filhos da maneira como desejam. Muitas vezes, o que acontece, no entanto, é que, mesmo tendo a oportunidade de estreitar mais os laços com as crianças, preferem se isolar. Se tão exaustos,  acabam perdendo a paciência para lidar com os pequenos. E ai levam trabalho para casa, veem televisão até altas horas da noite, fazem pesquisa na internet. E os filhos ali, tentando chamar a atenção. Fazem barulho, quebram o vazo de que tanto a mãe gostava, brigam entre si, respondem de forma agressiva às perguntas. Os pais simplesmente costumam concluir que as crianças não sabem se comportar. Outros transferem a culpa para a escola, como se coubesse ao professor o papel de pai e companheiro. E não é preciso dizer que gritar ou bater nos filhos nessas horas só aumenta o distanciamento.
     O desespero que costuma tomar conta do casal nesta horas geralmente o impede de enxergar a saída para o problema: buscar com empenho um ponto de equilíbrio entre a vida profissional e familiar. O primeiro passo é compreender e aceitar que nem sempre é possível alcançar aquilo que é 100% desejável para um relacionamento ideal com os filhos. O segundo é encontrar disposição para enfrentar as dificuldades que surgirão, como alterar as rotinas tanto no trabalho como em casa. Por mais atolado de trabalho e de cobranças que você esteja, sempre é possível buscar alternativas.

Pense em algo e tome uma atitude, ainda da tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário