quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TÉCNICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

"Orçamento de capital, é um processo de análise e seleção apropriadas de alternativas de investimentos a longo prazo." Zdanowicz.

     Algumas vezes, esse trabalho representa mais uma arte que uma ciência e, em muitos casos, os fatores que determinam o êxito de um projeto estão fora do controle direto das empresas. O horizonte de tempo de muitos empreendimentos estende-se até um futuro distante, de modo que as projeções de tempo e dos benefícios desses investimentos podem se tornar um processo altamente incerto. Quando se avalia qualquer projeto de investimento de capital, há a necessidade de determinar a fonte, a época de ocorrência, o montante e a variabilidade potencial de seus fluxos de caixa.
     As técnicas de análise de investimentos, ou orçamentos de capital, são utilizadas pelas empresas para a seleção de projetos que visam aumentar a riqueza de seus proprietários. As mais usadas incluem o payback, a taxa interna de retorno (TIR), o valor presente líquido (VPL).
     Com relação à análise e à seleção de projetos de longo prazo, do ponto de vista teórico, o cálculo do valor presente líquido (VPL) é a técnica financeira mais correta. Entretanto, sabe-se que esta não leva em consideração a dinâmica do mundo real e os desdobramentos das estratégias e ações dos executivos no seu dia a dia. A avaliação precisa incorporar novas ferramentas que possibilitem mensurar mais adequada e realisticamente diferentes situações dinâmicas, visto que a flexibilidade impacta de maneira importante o valor dos projetos e das estratégias da empresa.
     Em geral, os períodos de payback são usados como critério para a avaliação de investimentos propostos. Trata-se de um período necessário para a empresa recuperar seu investimento inicial em um projeto, a partir das entradas de caixa. Apesar de ser muito usado, o payback é com frequência visto como uma técnica não sofisticada de orçamento de capital, uma vez que não considera explicitamente o valor do dinheiro ao longo do tempo.
     Quando o VPL é utilizado para tomar decisões em relação a aceitar ou rejeitar determinado projeto de investimentos, adota-se o seguinte critério. Se o VPL for maior que zero, a empresa obterá um retorno maior que seu custo de capital. Com isso, estaria aumentando o valor de mercado da empresa e, consequentemente, a riqueza de seus proprietários. Por considerar o valor do dinheiro ao longo do tempo, o VPL é tido como uma técnica sofisticada de análise de orçamento de capital.
     A taxa interna de retorno (TIR) é possivelmente a técnica  mais sofisticada usada para a avaliação de alternativas de investimentos. Ela é definida como a taxa de desconto que iguala o valor presente das entradas de caixa ao investimento inicial referente a um projeto. Em outras palavras, a TIR é a taxa de desconto que faz o VPL de uma oportunidade de investimento igualar-se a zero, já que o valor presente das entradas de caixa é igual ao investimento inicial.
     O critério de decisão para aceitar ou rejeitar um projeto quando a TIR é usada é: se a TIR for maior que o custo de capital, aceita-se o projeto; se for menor, rejeita-se. Esse critério garante que a empresa obtenha pelo menos sua taxa requerida de retorno. Tal resultado deveria aumentar o valor de mercado da empresa e, consequentemente, a riqueza de seus proprietários, mas nem sempre é isso que acontece.
     É fácil tomar uma decisão errônea examinando apenas os dados numéricos de um projeto. A análise financeira, por si só, não deve substituir o bom senso, nem critérios baseados na experiência dos negócios. Consequentemente, antes de  iniciar qualquer estudo financeiro é necessário perguntar qual seria a finalidade do investimento e o que aconteceria caso ele não fosse realizado. As respostas a essas questões somadas as análises quantitativas frequentemente determinam se um projeto deve ou não ser aceito.

Um comentário:

  1. Eu recomendarei qualquer um que procure um empréstimo comercial à Le_Meridian, que me ajudou com um empréstimo de quatro milhões de dólares para iniciar meu negócio de Quilting e foi rápido. Eles podem financiar até o valor de US $ 500,000,000.00 (quinhentos milhões de dólares) em qualquer região do mundo, desde que seja garantido um ROI de 1,9% nos projetos. O processo foi rápido e seguro. Foi definitivamente uma experiência positiva.Evite os golpistas aqui e entre em contato com o Le_Meridian Funding Service On. lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com. WhatsApp ... + 19893943740. se você estiver procurando por um empréstimo comercial.

    ResponderExcluir