quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E PONTO DE EQUILÍBRIO

Para se determinar a lucratividade das atividades da empresa, é preciso conhecer seus custos.

     Quais são os custos fixos e quais são variáveis? Os custos fixos não variam com o volume produzido, mesmo que não se faça venda alguma; contrariamente, os variáveis oscilam de acordo com o volume de produtos fabricados. à medida que maior quantidade de unidades são vendidas, os custos de matéria-prima e mão-de-obra são maiores. Já os custos fixos como aluguel ou salários da administração, permanecem os mesmos.
     A alocação de custos fixos é uma prática contábil e não é uma tarefa fácil. Por sua própria natureza, o valor a ser atribuído a cada unidade depende do volume de produção e do critério de rateio utilizado. Por isso, decisões tomadas com base no "lucro" podem não ser as mais corretas. A margem de contribuição, conceituada como a diferença entre a receita e a soma dos custos e das despesas variáveis, torna visível a potencializada do produto, mostrando como cada um contribui para, primeiramente, amortizar os gastos fixos e, depois, formar o lucro propriamente dito. Há diversos fatores que limitam a capacidade de produção da empresa, e a margem de contribuição continua sendo o elemento-chave em matéria de decisão.
     Decidir o preço a ser fixado não é tarefa cuja solução é encontrada com base somente em dados de custos. Faz-se necessária uma gama de informações sobre o mercado para que se possa, contrapondo informações internas com externas, optar pelas decisões mais corretas. Das diversas opções de preço e quantidade, interessa a que maximiza a margem de contribuição total, e não a receita total, desde que para qualquer das alternativas o custo fixo se mantenha inalterado.
     O ponto de equilíbrio, também denominado ponto de ruptura (break-even point), nasce da conjugação dos custos totais com as receitas totais, permitindo à empresa determinar o nível de operações que possibilita cobrir os custos operacionais e avaliar a lucratividade ou o prejuízo em diferentes níveis de vendas. Ponto de equilíbrio é aquele no qual qualquer variação do nível de produção transformará um prejuízo em lucro e vice-versa, ou seja, é o ponto no qual os custos fixos são recuperados com a venda dos produtos.

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