domingo, 1 de maio de 2011

PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Um empreendimento nasce baseado em um sonho do empreendedor.

     Uma empresa é constituída a partir de uma ideia, em motivações, em uma concepção e uma visão de negócios, complementadas por um modelo ou protótipo, definições de objetivos, escolhas de caminhos e estratégias que a viabilizam.

     Este processo pode ser representado da seguinte forma:

     Além do deste processo, tem que ficar bem claro para todos na empresa, quais são as expectativas da empresa, qual a filosofia empresarial, os objetivos quantitativos e qualitativos, qual ou quais mercados e quem são os clientes potenciais, uma definição clara dos produtos e serviços que disponibilizará para o mercado, qual o modelo de empresa, viabilizará os objetivos propostos e finalmente, quais as estratégias de atuação.  Desta forma, fica explicitado para á empresa um consenso interno quanto à atuação, ao foco de esforço e recursos, bem como à adequação da estrutura e da cultura, relacionados aos objetivos, restando desenvolver apenas os planos operacionais e táticos.
     Daí a importância da elaboração de um plano de negócio, para se fazer a transição do sonho em realidade, sem sobressaltos e frustrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário