terça-feira, 17 de maio de 2011

MARKETING

Diversificação é uma estratégia direcionada ao crescimento das empresas.

É a diversificação de produtos ou a extensão de linha de produtos, uma estratégia que dá sustentação ao crescimento de uma empresa no mercado.  Entre as razões para a adoção de tal estratégia, pode-se citar:
  • Segmentar o mercado;
  • Desenvolver novos mercados;
  • Utilizar a capacidade ociosa;
  • Reação à concorrência.
A diversificação, tal como outras estratégias trazem custos e benefícios que precisam ser ponderados e muito bem avaliados, porque geram impactos futuros.
A lógica da diversificação. Desde a modelagem do sistema, determinou-se o objetivo da empresa, o que implica a definição do negócio e da vocação da empresa. Dessa forma, se o negócio for definido, por exemplo, como construção civil em edificações residenciais, embalagens, ou qualquer outro, a concepção da deversificação deve estar de acordo e congruente com a vocação e o negócio; caso contrário a empresa começa a dispersar esforços e recursos fora de seu negócio, o que pode comprometer o seu desenvolvimento.
A lógica da expansão de linhas, a empresa, por meio de produtos básicos, introduz variações, visando segmentar o mercado, o que também precisa ser muito bem avaliado porque o resultado depende da lógica da extensão; caso contrário, geram-se problemas.
Quando não há uma diversificação e uma expansão planejada e ordenada, ocorrem os seguintes sintomas:
  • Acúmulo excessivo de produtos e linhas;
  • Incongruência da lógica na expansão e diversificação;
  • Aumento da complexidade de manutenção e suprimento de toda a variedade e de linhas completas;
  • Aumento da complexidade interno de processo, produção e controle;
  • Aumento de estoque;
  • Fragmentação do esforço de marketing;
  • Descuido dos nichos tradicionais;
  • Possibilidade de canibalização entre produtos e linhas;
  • Dificuldade de ponta (varejista) de comprar e estocar toda a linha;
  • Lealdade a marca e ao produto chefe afetados;
  • Aumento de custos.
É interessante observar que nem sempre mais vendas significam mais lucros, o que pode ser constatado através do conceito de ponto de equilíbrio. É preciso avaliar e equilibrar se o objetivo é aumentar as linhas ou aumentar os resultados.
Percebe-se que um crescimento forçado e desordenado gera seríssimos problemas, o que é intensificado, quando buscado por diversificações e expansões desordenadas.

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