quarta-feira, 11 de maio de 2011

GERIR INFORMAÇÃO E COMUNICAR

O que é informação?  Como gerir a informação?  Qual a importância da comunicação?

"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer" Geraldo Vandré. Para fazer acontecer, para fazer a hora, para gerir, é preciso saber, conhecer.  Mas saber o que? O que é preciso saber para fazer acontecer em vez de esperar?  É preciso saber as funções essenciais de gestão.  E quais são elas:
  • Obter e gerir informações da gestão;
  • Planejar;
  • Organizar;
  • Liderar, tomar decisões;
  • Controlar.
Informação, saber é a matéria prima essencial para a gestão.  É a sua principal ferramenta, não há gestão sem informação.  Sem ela não tem como planejar, organizar, tomar decisão ou controlar.  Informações são dados organizados, estruturados em função das informações que deles devam ou necessitem ser extraídas.  Evidentemente, necessita-se de organizar e preparar os dados para obter informações a partir desses dados, e gerir essas informações de maneira que elas apoiem e potencializem a ação de gestão.  Para isso, se faz necessário que elas sejam pertinentes, oportunas, confiáveis e relevantes.
Há muitas formas de organizar as informações.  SIG ou sistema de informações gerenciais, o ERP enterprise resource planing, são softwares de informações, planejamento, direção e controle, ou software de gestão.
Sobre obter e gerir informações e comunicar existem mitos, realidades e verdades.  Peste atenção:
MITO: O gestor tem todas as informações de que precisa. E as que não tem, colhe facilmente. Sua intuição é o mais importante. Gestor não é comunicador: isso é foco de área própria.
REALIDADE: O gestor não tem informações de que precisa: ele colhe de forma inadequada, não tem um sistema de informações. Usa mais a intuição do que a razão e se comunica mal ou deficientemente.
VERDADE: O gestor tem um SIG capaz de captar, obter, reunir, classificar e disponibilizar todas as informações necessárias, oportunas e precisas para a comunicação e para a tomada de decisão.
Gerir é comunicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário