quarta-feira, 18 de maio de 2011

PAPEL DO GOVERNO

Entender o papel do Governo no mercado tem sido o enfoque de muitos estudos que buscam as razões e justificativas para intervenções direta ou ausência que levam a bons resultados para a economia do país.

A meu ver, o papel do governo é construir um ambiente apropriado no qual as empresas possam aumentar sua capacidade de competir mundialmente. Isso é possível através da promoção de um ambiente macroeconômico estável, estimular a eficiência por meio de uma adequada alocação de recursos, apoiar novos negócios por meio de políticas fiscais realistas, e melhorar os serviços oferecidos pelo setor público.
Como atitude de efeito, um governo deveria evitar a regulamentação exagerada que obstrua os interesses dos negócios e a inovação, que leve à limitação da escolha do consumidor e sobrecarregue as empresas. Suas ações devem traduzir a certeza de que a competição prevalecerá e será encorajada. Monopólios não deveriam poder expandir seus interesses sem a devida contribuição pública. Um governo deveria ter um papel proativo no mercado, apenas intervindo quando produtos e serviços não são adequadamente entregues.  Em outras palavras, ele deve se restringir a áreas onde o setor privado não é capaz de desenvolver o processo de criação de riqueza melhor que o setor público. Finalmente, o governo deveria assegurar que educação de boa qualidade esteja disponível para toda a sociedade como um quesito de importância crucial para a vantagem competitiva da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário