quarta-feira, 25 de maio de 2011

CLIENTES É IMPORTANTE IDENTIFICÁ-LOS?

Qual a causa, o motivo de um negócio existir? O Cliente!

Se isso for uma verdade para você, é nele que se deve pensar em primeiro lugar. Presta atenção, para conseguir vender seu produto/serviço, é necessário oferecer algo que agrade e satisfaça o consumidor. E para saber como satisfazê-lo é necessário conhecer seus hábitos, desejos e necessidades.
É necessário identificar quem são as pessoas ou empresas que irão consumir seu produto/serviço. Mas como chegar até lá, através da pesquisa de mercado você terá como demonstrar quem serão seus compradores ou consumidores de seu produto/serviço. Ela te fornece informações preciosas, tais como: qual a idade, o sexo, a condição econômica, os hábitos e as necessidades dessas pessoas.  Outra informação relevante é saber o tamanho desse mercado consumidor, ou seja, o número de pessoas que mostra interessado pelo seu produto/serviço.
Mas como entrevistar clientes?  Informações a serem pesquisadas - antes de elaborar um questionário, tente listar as informações de que você necessita. Essas informações poderão ser divididas em:
  • Hábitos de consumo do produto - a quantidade de entrevistados que conhecem o produto, se costumam comprá-lo (ou consumi-lo), qual a frequência de compra (ou consumo) e quanto gastam por mês com esse produto.
  • Marcas de produto - Quais as marcas que os entrevistados preferem e as razões dessa preferência. Quais as marcas de que ele menos gosta e suas razões. Deste modo você poderá descobrir o que os clientes mais valorizam e o que ele menos valoriza no produto/serviço.
  • Perfil - Características do entrevistado. Para pessoas, pergunte sobre o sexo, idade, grau de escolaridade e renda. Para empresas, pergunte qual é o ramo de atividade, número de funcionários, faturamento, tipo de atividade (indústria, comércio ou serviço). É aconselhável que as questões de perfil sejam colocadas no final da entrevista, a fim de evitar mal-estar ao entrevistado, uma vez que as perguntas são de caráter pessoal.
  • Sugestão - Sempre peça para o entrevistado dar idéias e comentar sobre o produto,  a localização (ponto), o preço, ou até mesmo das sugestões gerais.  Você pode aproveitar as idéias para melhorar seu produto ou seu negócio.
A satisfação do cliente deve ser a razão principal do seu negócio. E para satisfazer o cliente você precisa primeiro conhecê-lo, e bem. A pesquisa de mercado ajudará você nessa empreitada. Só através dela será possível criar estratégias, melhorar seu produto/serviço para agradar o cliente e calcular o quanto irá vender.

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