sexta-feira, 20 de maio de 2011

INOVAÇÃO

A exploração de novas idéias é fundamental para dar sustentabilidade a competitividade empresarial.

A inovação pode ser a referencia para um empresa e que poderá levá-la a manutenção no mercado ou sua morte prematura. No momento atual, a empresa incapaz de se redescobrir e se reinventar a cada momento, em termos de produto/serviço, terão dificuldades de sobrevivência no mercado. Em função do ambiente altamente competitivo que as empresas enfrentam. Atitudes, valores e percepções deverão mudar para adaptação a esta nova realidade. Novos concorrentes surgem a cada instante no mundo. Baseados no livre comércio, novos mercados e a dessiminação da tecnologia, a informação e o conhecimento têm alcançados todos os rincões.
As empresas devem estar preparadas e voltadas para ações frente este ambiente cruel e que não perdoa fragilidades. Estimular as inovações dentro das empresas se faz cada vez mais necessário, com o objetivo de adquirir perícia externa e novos conhecimentos. Mas como? Através de ações para treinar os funcionários em novas tecnologias; para se atualizar em termos de novos equipamentos e processos; e para aumentar a colaboração com universidades e institutos de pesquisa. Todas estas ações possibilitam a levar às empresas atacar a questão da inovação com os meios e as armas próprias.
De acordo com Porter, as empresas para serem bem sucedidas no mercado internacional, demandam uma ação decisiva de inovação. Na realidade, a inovação, para ser implementada, demanda pressão, necessidade e, às vezes, fracasso.  Apesar dos ganhos possíveis, com esta ação, as empresas de sucesso no mercado, em geral, têm medo de implementar inovações e mudanças.  Estas empresas têm uma tendência a se prender à estabilidade e à previsibilidade. Elas acabam se tornando despreocupadas a respeito de novas idéias e propostas. Nesse ponto, elas estão no início da sua derrocada. A literatura é farta em demonstrar exemplos de empresas que falharam em implantar mudanças quando estiveram no topo. Infelizmente, o sucesso usualmente carrega o vírus do fracasso. Vacine seu negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário