Segundo pesquisa do IPEA, divulgada em meados de abril, as obras de infraestrutura no Brasil levam, em média, 95 meses para ficar prontas - quase oito anos. Na avaliação do próprio IPEA, isso ocorre porque os processo de elaboração do projeto, liberação de licença ambiental e construção em si são espantosamente lentos. Se a obra for pública, ainda depende de licitação e análise do Tribunal de Contas (estadual ou federal), o que retarda os trâmites.
Caso alguma irregularidade seja apurada ou a licitação contestada - incidentes que ocorrem com certa frequência - o prazo de inauguração se arrasta ainda mais. Compare o tempo médio de conclusão de obras brasileiras com algumas das maiores empreitadas públicas e privadas do mundo:
Burj Khalifa (Dubai), o edifício mais alto do mundo - cinco anos e quatro meses; Estádio de Wembley (Inglaterra), O mais moderno do mundo - quatro anos; Ponte Causeway (EUA), a mais extensa sobre um lago - um ano; Ferrovia Pequim-Xangai (China), a mais longa ferrovia de alta velocidade do mundo - dois anos e sete meses.
Fonte: EXAME.
Nenhum comentário:
Postar um comentário