terça-feira, 31 de maio de 2011

APRENDIZADO TECNOLÓGICO E GERENCIAL

Cooperação e competição em Joint Ventures

As empresas que optam por esta estratégia, as joint ventures internacionais têm como uma de suas principais motivações o acesso a habilidades em recursos que não possuem. Ao se associarem com parceiros que dominam tais habilidades, e ao adicionarem suas próprias habilidades, essas empresas buscam colocar-se em um patamar de competitividade igual ou superior ao de seus concorrentes imediatos. Além disso, o desenvolvimento das operações da joint venture apresenta possibilidades para a expansão do repertório de habilidades de cada parceiro. É possível identificar duas principais fontes para tal expansão: o parceiro e a sinergia resultante do trabalho em conjunto.
O processo de aumento do repertório de habilidades possuídas por uma organização vem sendo denominado de aprendizagem organizacional e vem recebendo um crescente número de contribuições teóricas. O interesse nesse campo é justificado pela preocupação da necessidade que as empresas têm de constante adaptação às mudanças ambientais.
Alguns autores sugerem que o aprendizado entre parceiros pode dar-se em nível técnico, em nível do desenho de procedimentos e de sistemas e em um nível mais complexo e abrangente, que é o estratégico. O primeiro nível refere-se principalmente às rotinas e tecnologias que são apresentadas ao parceiro local sob a forma de um turnkey sem que o mesmo entenda a lógica do sistemas e as razões subjacentes ao procedimento. O conhecimento estratégico é o mais avançado e pode contribuir para elevar a performance da joint venture, por outro lado, e esse mesmo conhecimento pode levar o parceiro local a sua independência em relação ao parceiro estratégico e transformá-lo num concorrente.
Faça uma reflexão do que aconteceu e o que está acontecendo com a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário