segunda-feira, 16 de maio de 2011

Planejamento

É SENSO COMUM A FALSA IDÉIA DE QUE, EM CONTEXTOS DE ALTA TURBULÊNCIA OU MUDANÇA É IMPOSSÍVEL PLANEJAR.

Um dos piores problemas para quem não planeja e não tem tudo sob controle é a confusão, o desperdício de tempo e a incerteza dos dados. Cada vez que se quer saber onde estamos?, como vão as coisa?, é preciso fazer um trabalho extra, reunir gente, retirando-a das suas atividades habituais, muitas vezes interrompendo processos, para buscar informações e organizá-las de modo a se poder chegar no ponto que um bom plano com controle conexos forneceria praticamente de forma instantânea, e sem confusão, sem desperdício de esforço e de tempo. Se tempo vale dinheiro, o seu desperdício compromete o resultado.
Em função da pouca previsibilidade da economia brasileira tem levado a gestores a desconsiderarem o planejamento, preferindo soluções de momento, as soluções circunstanciais ou intuitivas, fundamentadas na experiência pessoal. Existe um resistência ao planejamento, porque, até 1990, tudo dava certo, mesmo sem planejar. E o que não dava certo sumia, não deixava referência: só conhecíamos o que teve sucesso.
Mas o mundo mudou, o Brasil está inserido numa economia globalizada e a competitividade é mais do que acirrada - é predatória. A arena competitiva não perdoa erros ou falhas - exatamente os erros e falhas que o planejamento ajuda a evitar ou ao menos reduzir a níveis suportáveis. Quando se diz que - é impossível planejar com essa confusão toda, deveríamos na verdade dizer - é impossível não planejar nessa confusão toda, pois a ausência de um planejamento do futuro é desistir de estar nesse futuro. O planejamento não é uma camisa de força, mas sim uma antecipação de futuros possíveis e a forma de influir neles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário