segunda-feira, 9 de maio de 2011

FRANQUIAS

Embora no Brasil seja relativamente recente, franquia, como forma conceitual de negócio, existe desde de 1850.

A Singer em 1850 franqueou o uso da marca aos comerciantes em conexão com a atividade. A General Motor, em 1898, introduziu o conceito de rede de distribuidores e, em 1899, a Coca-Cola concebeu a franquia da marca para o engarrafamento do produto.  A partir de 1950, o conceito passou a ter, nos EUA, um crescimento surpreendente com o clássico caso McDonalds.
No Brasil, o conceito foi introduzido a partir da década de 60 por franquiadores nacionais - Yázigi em 1960 e Boticário em 1979 - e ainda é bem recente como prática, embora o desenvolvimento do conceito seja perceptível.
A adoção do conceito como estratégia alternativa para o crescimento tem grande potencial para o empreendedor como opção de negócio e de alavancagem para a empresa, em termos de crescimento e expansão, embora, na maioria das vezes, aconteça por pressão e reação, não por um processo planejado e estruturado.
Entre as vantagens da estratégia de crescimento e expansão por franquias, destaca-se:
  • Rapidez de expansão;
  • Cobertura de mercado ampliada potencialmente;
  • Motivação do franquiado;
  • Concentração em questões estratégicas;
As desvantagens:
  • Menor controle sobre as vendas;
  • Menor controle e contato com o mercado;
  • Conflito de gestão com os franquiados.
Existem muitas razões que podem determinar o sucesso de uma estratégia de crescimento por franquias, o que está intimamente relacionado a todos os pontos observados, desde a concepção do negócio.

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