segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A VIDA DURA DOS GERENTES

Pressionados pelo excesso de trabalho, pelos chefes e pela equipe está cada vez mais difícil uma promoção.

     O mundo corporativo se transformou numa máquina de triturar gerentes. Há muito se suspeitava que a vida dos gerentes andava dura. Tudo começou quando Michel Hammer, o pai da reengenharia, pregou nos anos 90 a reinvenção das empresas. O que veio na sequência pareceu uma conspiração contra os gerentes.  O próprio Hammer previu uma redução de 50% dessas vagas. Quem sobreviveu a esta tisuname, percebe que perdeu poder e ganhou mais responsabilidades. Depois de mais de duas décadas de reengenharia, o gerentes nunca trabalharam tanto, nunca sofreram tanta pressão e nunca tiveram tão poucas chances de sobreviver ao funil corporativo.
     Para se ter uma referência, somente um de cada 40 gerentes de grandes empresas vai subir para a diretoria. Os demais terão de encontrar um outro caminho para sua carreira. E talves esteja ai o único lado bom da reengenharia para as pessoas: obrigou a todos, mediante golpes de martelada na auto-estima, a tomar conta do próprio destino. Se, antes, a única saída era amargar o mesmo emprego pelo resto da vida - ou até um chefe benevolente olhasse para você -, agora as opções estão ao alcance da sua mão. Não há vaga de diretor na atual empresa? Pode haver em outra. Cansou da vida de executivo? Há um bom negócio esperando por um empreendedor talentoso.
     Dessa forma, gerente ou não, você tem de ser motorista da sua carreira, e não passageiro. Se não está satisfeito ou não vê oportunidades de crescimento, procure outra coisa. Ainda é tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário