quinta-feira, 9 de agosto de 2012

TUDO A SEU TEMPO

Qual é o tempo certo para cada passo na carreira e na vida?

     Antes de ficar reclamando da vida e de sua carreira, faça uma reflexão - o que você tem feito com seu dinheiro esse tempo todo? Historicamente, ninguém está preocupado em juntar dinheiro aos 20 e poucos anos. Então você está no tempo certo. Mas afinal o que é esse "tempo certo" para cada coisa na vida, afinal? Qual é a melhor hora para se dedicar intensamente ao trabalho ou aos estudos? Qual o momento certo para juntar dinheiro? Qual a hora certa de começar um MBA?
     Esse tempo e a velocidade é você quem decide o momento certo para começar ou terminar um ciclo. A hora certa depende da história de vida, das possibilidades e das vontades de cada um. Porém, por outro lado, não dá para viver ignorando que existe o tempo de todas as outras coisas - da carreira, do dinheiro, do mercado, da maternidade / paternidade - sem sofrer as consequências.
     Entenda esta questão do tempo como um processo que tem várias fases, a saber
  • Tempo de aprender - a velocidade nas carreiras está levando as pessoas a serem lideres e assumir responsabilidades antes de estarem preparadas. Este momento deve ser de preparação para quando chegar a oportunidade de subir na hierarquia. Preparação profissional, acadêmica, emocional e psíquica.
  • Tempo de subir - a medicina antroposófica, divide a vida em períodos de sete anos. Os quatro primeiros ciclos, os do 0 aos 28 anos, são o período em que o aprendizagem é intenso. O próximo setênio, até os 35 anos, diz respeito à entrada definitivamente na fase adulta. Isso é, ao amadurecimento. Aos 30. começa o amadurecimento psíquico mais intenso. É também a fase da busca de prestígio e status. É o auge da busca de bens materiais, que dura até os 50 anos.
     Todas essas divisões do tempo funcionam quando pensamos de maneira generalizada, mas, claro, nem sempre funcionam em uma análise individual.Invertendo a idéia do início do texto, muitas vezes, o tempo do mercado e de todos é é menos importante do que a velocidade de cada um. O ideal é tentar, ao máximo, equilibrar os dois ritmos. Quando você faz\ suas escolhas pessoais terá ônus e bônus. O importante é ter maturidade para aprender com as consequências o tempo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário