quarta-feira, 7 de março de 2012

FAÇA UM UPGRADE NO SISTEMA OPERACIONAL DO SEU CÉREBRO

Sua cabeça tem que ser compatível com os novos tempos. Isso significa dar conta de várias tarefas de uma só vez e saber se comunicar em diversos canais.

     Pense um pouco e responda de quanto tempo você necessita para fazer as seguintes coisas:
  • Saber de uma grande variação de preços de um determinado concorrente;
  • Ser encontrado por uma pessoa de sua equipe ou por um cliente;
  • Ser informado de uma grande fusão de empresas no mercado em que você trabalha;
     Se você demorou muito para responder qualquer uma destas opções acima, e não sabe exatamente qual o caminho mais rápido para resolvê-lo, é bom começar a mudar seus paradigmas. A rapidez da comunicação e o uso correto da informação estão ditando as regras nos tempo atuais. Muitas pessoas ainda não perceberam que o desenvolvimento da tecnologia já está modificando áreas críticas de nossa vida profissional. Não se trata mais de futuro - está acontecendo agora mesmo, no dia a dia de cada um. A resposta a essa transformação? Mudar a forma como se comunica com outros e como absorver as informações.
     Pode parecer o caos, mas é uma realidade. Assim como o Windows popularizou a possibilidade de um computador ser multitarefas, a internet faz com que as pessoas também tenham que ser multitarefas, ou seja, consigam fazer várias coisas ao mesmo tempo. Deter informações não é mais sinônimo de poder. Absorvê-las e usá-las corretamente e ainda ter habilidade para se comunicar em vários canais, de forma adequada e em tempo real, isso sim confere poder de verdade.
     Comunicar-se bem tem um novo significado. Não apenas simplismente abrir a boca e falar claramente o que se queria. O profissional tem, além disso, que saber adequar a comunicação ao meio. Mandar um e-mail para um celular não é o mesmo que mandar um e-mail para um computador comum. Efetuar um treinamento ou uma conferência via internet, tem suas particularidades e limitações. Além de mais sinais especiais que são compreensíveis para os usuários desse tipo de mídia.
     E o que dizer da coleta e do uso de informações? A WEB vem fazendo com que muitas pessoas se sintam ansiosas devido a um fenômeno conhecido com "sobrecarga de informações". A quantidade ilimitada, e sem precedentes, de informações hoje disponíveis na rede acaba criando uma dessas situações típicas dessa nova era - há muitas informações e, ao mesmo tempo, nenhuma informação, pois como é impossível absorver tudo, muita gente fica paralisada e não absorve nada. Se você está procurando por uma informação específica, tome cuidado para não sair sem rumo e descobrir que gastou horas para ver tudo - menos o que precisava ver quando começou.
     Mas o que é importante mesmo é ser capaz de mudar o próprio comportamento, e adequar-se às novas formas de comunicação e de coleta de informações. O celular está deixando de ser um simples telefone para se transformar em um terminal multitarefas, usado por você, que não deixa de ser outro terminal multitarefas. Se o seu sistema operacional não é compatível com estes tempos, sinto informar, mas chegou a hora de investir num upgrade e instalar em seu cérebro um novo, para acompanhar este século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário