Sua cabeça tem que ser compatível com os novos tempos. Isso significa dar conta de várias tarefas de uma só vez e saber se comunicar em diversos canais.
Pense um pouco e responda de quanto tempo você necessita para fazer as seguintes coisas:
- Saber de uma grande variação de preços de um determinado concorrente;
- Ser encontrado por uma pessoa de sua equipe ou por um cliente;
- Ser informado de uma grande fusão de empresas no mercado em que você trabalha;
Se você demorou muito para responder qualquer uma destas opções acima, e não sabe exatamente qual o caminho mais rápido para resolvê-lo, é bom começar a mudar seus paradigmas. A rapidez da comunicação e o uso correto da informação estão ditando as regras nos tempo atuais. Muitas pessoas ainda não perceberam que o desenvolvimento da tecnologia já está modificando áreas críticas de nossa vida profissional. Não se trata mais de futuro - está acontecendo agora mesmo, no dia a dia de cada um. A resposta a essa transformação? Mudar a forma como se comunica com outros e como absorver as informações.
Pode parecer o caos, mas é uma realidade. Assim como o Windows popularizou a possibilidade de um computador ser multitarefas, a internet faz com que as pessoas também tenham que ser multitarefas, ou seja, consigam fazer várias coisas ao mesmo tempo. Deter informações não é mais sinônimo de poder. Absorvê-las e usá-las corretamente e ainda ter habilidade para se comunicar em vários canais, de forma adequada e em tempo real, isso sim confere poder de verdade.
Comunicar-se bem tem um novo significado. Não apenas simplismente abrir a boca e falar claramente o que se queria. O profissional tem, além disso, que saber adequar a comunicação ao meio. Mandar um e-mail para um celular não é o mesmo que mandar um e-mail para um computador comum. Efetuar um treinamento ou uma conferência via internet, tem suas particularidades e limitações. Além de mais sinais especiais que são compreensíveis para os usuários desse tipo de mídia.
E o que dizer da coleta e do uso de informações? A WEB vem fazendo com que muitas pessoas se sintam ansiosas devido a um fenômeno conhecido com "sobrecarga de informações". A quantidade ilimitada, e sem precedentes, de informações hoje disponíveis na rede acaba criando uma dessas situações típicas dessa nova era - há muitas informações e, ao mesmo tempo, nenhuma informação, pois como é impossível absorver tudo, muita gente fica paralisada e não absorve nada. Se você está procurando por uma informação específica, tome cuidado para não sair sem rumo e descobrir que gastou horas para ver tudo - menos o que precisava ver quando começou.
Mas o que é importante mesmo é ser capaz de mudar o próprio comportamento, e adequar-se às novas formas de comunicação e de coleta de informações. O celular está deixando de ser um simples telefone para se transformar em um terminal multitarefas, usado por você, que não deixa de ser outro terminal multitarefas. Se o seu sistema operacional não é compatível com estes tempos, sinto informar, mas chegou a hora de investir num upgrade e instalar em seu cérebro um novo, para acompanhar este século XXI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário