segunda-feira, 26 de março de 2012

FRUSTRAÇÕES

Você pode encará-las como derrotas pessoais e se dar mal. Ou enxergá-las como oportunidades de aprender e crescer mais. A escolha é sua.

     Freud, o pai da psicanálise, costumava dizer que nada do que diga respeito aos seres humanos deveria nos causar estranheza. Seu recado, muito lógico, é que não se deve surpreender, nem desesperar, com choques que fazem parte da vida, como a morte de ente querido, por exemplo. Evidentemente, qualquer pessoa sensível continua sofrendo por causa de fatos desse tipo. Mas será que, além da dor inevitável, há a necessidade de se sentir frustrado por não conseguir mudar a a realidade? A questão se coloca com frequência em nosso dia a dia de trabalho. Que a gente queira ou não, sempre existirão momentos de frustração na vida profissional de todas as pessoas - e esses momentos não serão poucos.
     Não é preciso que sejam acontecimentos grandiosos, como a demissão ou a falência da empresa na qual você depositava os seus sonhos de uma carreira de sucesso. São os fatos corriqueiros, na verdade, os que mais geram momentos de frustrações. Você pode discordar de uma ordem do seu chefe; descobrir que aquele aumento prometido não veio; perder um bom cliente; ter de abaixar a cabeça por alguma razão. Todas essas coisas, tão comuns na vida de qualquer profissional, são capazes de dar uma senhora desanimada na pessoa. O sentimento predominante da frustração é o da impotência, de incapacidade. A pessoa sente aquele fato como uma derrota pessoal e isso mexe com a auto-estima.
     O impacto que esses acontecimentos negativos têm em nossa vida depende da forma como os encaramos. A cada experiência ou estímulo atribuímos um significado e, consequentemente, temos uma interpretação mental. Uma demissão, por exemplo, é uma experiência chocante. Se dermos a ela um significado catastrófico, nossa vivência desse fato também será catastrófica.A interpretação a essa demissão irá desencadear, é claro, uma reação emocional. Pode ser de ódio em relação à empresa, desespero por não saber o que fazer, insegurança, medo. Isso definirá o nosso comportamento diante deste fato.
     De uma forma geral, as pessoas se sentem frustradas no trabalho quando não conseguem atender às próprias necessidades e exigências ou não conquistam aquilo que está buscando. Toda pessoa deseja realizar-se profissionalmente, ter seu talento reconhecido, ser admirado, considerar-se capaz, ter o apoio dos colegas de escritório e sentir-se segura no emprego. Agora imagina se você estiver no emprego errado, cercado pelas pessoas erradas e alimentando sonhos impossíveis de ser alcançados. O resultado disso? Frustrações em estado bruto. É claro que há pessoas mais suscetíveis a esse sentimento do que outras. Mas isso não é fácil, principalmente se levarmos em conta a competitividade existente hoje no ambiente de trabalho e as exigências cada vez maiores das empresas em relação ao desempenho. Não é de se estranhar, portanto, que responsabilizar a empresa ou o chefe seja a atitude mais comum por parte dos funcionários.
     Mas o importante, em qualquer caso, é ter presente que frustrações vão acontecer em sua vida profissional, em algum grau. O que vai definir o rumo das coisas é a maneira que você eleger para lidar com essas frustrações.

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