sexta-feira, 2 de março de 2012

APENAS MAIS UMA CONFERÊNCIA?

A Rio + 20 vai reunir líderes de todo o mundo para tratar do clima - mas dá para esperar resultados?

     Quando aconteceu a Rio-92, o encontro de cúpula organizado pela ONU para discutir o então relativamente novo tema do desenvolvimento sustentável.  No Brasil o cruzeiro era a moeda nacional, a abertura econômica chinesa estava apenas começando a mostrar resultados e a idéia de que a temperatura da Terra pudesse estar aumentando perigosamente estava essencialmente restrita ao mundo acadêmico.  Em 2012, uma nova leva de lideranças mundiais estará no Rio de Janeiro para avaliar os progressos - ou a falta deles - nas duas décadas que se passaram desde o evento original.
     O Brasil e o mundo mudaram muito, mas no que diz respeito às discussões sobre o clima a mudança que estará em pauta é outra, bem mais recente: será que o ímpeto dos esforços por uma agenda global está arrefecendo? 
     A expectativa para a reunião de Copenhague. dois anos atrás, era grande, mas o encontro acabou sem resultados importantes.  Com a perspectiva de uma prolongada crise econômica dominando a agenda dos governantes, e diante das dificuldades em conseguir um equilíbrio entre ricos, emergentes e pobres quando o assunto envolve o desenvolvimento, o temor é que o evento no Rio dê em muito pouco, a exemplo do que aconteceu na Dinamarca.
     Apesar da oposição de uma parcela do movimento ambientalista, é certo que as lideranças mundiais façam um esforço para aproximar ainda mais o assunto do terreno econômico. O problema é de outra natureza: nestes tempos turbulentos, com uma crise que se arrasta há mais de três anos, quaisquer declarações sobre o assunto, correm o risco de não ecoar por muito tempo depois de fotografias e apertos de mão.
A conferir!
Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário