quarta-feira, 6 de junho de 2012

O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO

Qual o papel do empreendedor no século XXI?

     O empreendedorismo se transformou numa revolucionária ferramenta de revolução social do século XXI. A Ênfase atual visa o estímulo a criação de empresas de sucesso e diminuir os riscos inerentes aos processos de criação e inovação. Cada vez mais, o ensino de empreendedorismo tornou-se um item obrigatório em várias partes do mundo e quase todas as universidades brasileiras.
     Todos os países necessitam de desenvolver um classe empreendedora proativa e dinâmica que dê sustentabilidade às suas ambições de crescimento econômico. O ensino do empreendedorismo, na formação de um novo profissional, tem sido considerado vital para melhorar o desempenho das empresas. Várias instituições de ensino elaboram seus projetos pedagógicos orientados para novos paradigmas educacionais, e no desenvolvimento das competências para o trabalho, levando em conta todas as peculiaridades e incertezas da sociedade atual.
     Muitas inovações em produtos e serviços são resultantes do esforço empreendedor de pessoas trabalhando em pequenas empresas. A importância dessas empresas, dentro da economia de um país, foi ofuscada nas últimas décadas do século passado, pela presença de grandes corporações, presentes hoje em dezenas de países. No entanto, a participação das pequenas e médias empresas no PIB dos países, na geração de empregos e, em muitos casos, nas exportações, é extremamente importante. As pequenas e médias empresas empregam mais, e muitas vezes funcionam como fornecedoras de mão-de-obra para as grandes organizações.
     O empreendedorismo se estabelece como um fenômeno cultural, fortemente relacionado e embasado no processo educacional. Tem uma atuação como fonte de criação de pequenas e médias empresas, muitas como inovadoras e de base tecnológica. Diversas universidades brasileiras já contam com incubadoras de empresas, um ambiente para novos e pequenos negócios que propicia certas vantagens e custos compartilhados, e incluem nos seus currículos a disciplina de empreendedorismo, estimulando e favorecendo a geração de novos empreendimentos.
     O ensino do empreendedorismo favorece o desenvolvimento de importantes habilidades e capacidades, como trabalho em equipe, comunicação verbal e escrita, apresentação de idéias, administração do tempo, autonomia para aprender e domínio de várias técnicas.
     Apesar das diferentes abordagens sobre o fenômeno empreendedor, pesquisadores e estudiosos do tema concordam e compartilham uma idéia em comum. Ela diz respeito ao reconhecimento do indivíduo como um importante e até vital elemento na geração de novos valores. Os empreendedores certamente não são os únicos a desempenhar essa função pelo desenvolvimento de empresas e pelas inovações de diferentes tipos, mas são os responsáveis por grande parte deles.

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