Montadoras e revendas em crise.
A indústria automobilística do Brasil vive um excelente momento e deverá quebrar mais um recorde neste ano, superando 3,6 milhões de unidades vendidas. Mas isso não tem sido capaz de melhorar o clima entre montadoras e revendedores. Os concessionários reclamam do aumento de vendas direta de veículos das montadoras para os consumidores finais. Em 2009, as vendas diretas representavam 22% do total de veículos emplacados. Neste ano, a participação está acima de 30%. Entre as cinco grandes fabricantes nacionais, os números são ainda maiores. Na Volkswagen, as vendas diretas representaram 40% do total em outubro, um aumento de 33% em relação a janeiro. A Fiat, líder de mercado, teve o maior crescimento. A parcela de unidades vendidas diretamente passou de 23,5% em janeiro para 39,5% em outubro. No acumulado do ano 37% das vendas da Fiat foram feitas de forma direta, ante 35% da Volkswagen, 29,5% da General Motors e 26,5% da Ford. As montadoras dão grandes descontos a um número pequeno de compradores, o que prejudicam, assim, os revendedores e a maioria dos consumidores, segundo o presidente da Fenabrave.
Fonte: EXAME.
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