quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

A administração da produção trata da maneira como as empresas organizam seus recursos, habilidades e competências, para produzir bens e prestar serviços.

     Normalmente é associado a palavra 'produção' a fabricação de produtos. Contudo, , fica a ressalva que a produção de qualquer bem envolve, obrigatoriamente, serviços internos e externos à empresa, que pode ser demominado de 'operações'.  Por exemplo, uma fábrica de televisão tem não apenas de fabricar a televisão em si, mas também planejar o serviço externo de atendimento ao cliente e o serviço interno de manutenção das máquinas.  Dessa forma, produção e operações pode ser abordadas como partes integrantes de um mesmo sistema, que é denominado como sistema de produção simplemente, produção.
   Apesar de as tarefas da produção possam ser planejadas apenas com base no bom-senso e na experiência pessoal, porém elas poderão ser realizadas com uma maior eficência se aplicados os métodos e procedimentos estudados na Administração da Produção, o que estimulará a competitividade do negócio.
     Conceituando sistema da produção, pode-se afirmar que é um processo de transformação que adcionará valor a insumos (entrada) para produzir bens e serviços (saídas). Que pode ser exeplificado através das matérias-primas vidro ou acrílico são transformados em lentes de óculos através de processos de corte e polimentos, ou pessoas habilitadas em Odontologia transformam seus conhecimentos em restauro de dentes, através de um atendimento odontológico.  Assim, bens e serviços são os produtos a serem adquiridos pelos consumidores e eles devem apresentar um maior valor para o consumidor do que as entradas. Já as entradas ou insumos do sistema são os recursos aos quais serão agregados valor durante o processo de transformação, a saber: recursos materiais, recursos humanos, recursos de capital e recursos de informação.
     Apesar de qualquer sistema de produção poder ser descrito pelo modelo "entrada - transformação - saída", existe um classificação em categorias de sistemas produtivos.  Uma classificação usual destes sistemas é baseado no fluxo do produto ou do processo produtivo, as mais relevantes são:
  • Sistema de Produção por Projetos;
  • Sistema de Produção por Encomenda;
  • Sistema de Produção por Lotes;
  • Sistema de Produção em Massa;
  • Sistema de Produção Contínua.
     As fases da Administração da Produção pode ser estudada deste o planejamento do tamanho da fábrica, até a programação de um determinado equipamento para utilização na fabricação de um produto.  As principais fazes são:
  • Infraestrutura;
  • Projetos;
  • Programação e Controle;
  • Manutenção e Melhoria da Produção.
     Na fase da infraestrutura se ocupa da localização da unidade de produção, de seu dimensionamento e dos equipamentos, do levantamento do pessoal necessário para a produção, do cálculo do tamanho das instalações, etc.  Ou seja, é nesta fase a responsbilidade pelos investimentos para a produção, um erro nesta fase pode custar muito caro no futuro.  Na fase de projetos na produção, serão relatadas especificações detalhadas relativas a produtos, processos e operações de fabricação.  Nesta fase se determina o desenvolvimento do produto, o arranjo físico e o projeto e organização do trabalho para a produção.Já o planejamento, programação e controle da produção é a fase que constitui o centro das atividades da Administração da Produção.  Pois se trata da operação dos recursos materiais, humanos e de capital, destinados à atividade da transformação. Deve-se ter um olhar, ou projetos para curto, médio e longo prazos.  Ficando atento para o planejamento agregado da produção, programação e controle da produção e administração de materiais.  Na última fase, a manutenção e melhoria contínua, são abordados programas de longo prazo relativo às atividades da produção. Cuja essencia é garantir a continuidade e a efetividade das etapas anteriores. Os programas de manutenção têm por objetivo a continuidade das operações programadas e os programas de melhoria contínua visam conferir níveis mais elevados de qualidade e competitividade aos produtos e ao negócio.

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