Se quiser fazer sucesso precisa acreditar nisso e levantar seus pontos fortes e fazer propaganda para as pessoas certas.
Você é um produto no mercado de trabalho, deve acreditar, pois senão corre o risco de ficar encalhado. Traduzindo da linguagem de marketing para a linguagem da sua carreira: sem se enxergar como um produto, dificilmente você conseguirá um emprego do qual goste, onde consiga usar o que tem de melhor e no qual encontre uma fonte permanente de aprendizado. É preciso refletir sobre os conceitos como: você é a sua marca, você é o seu projeto, você deve saber se vender, você deve administrar a sua própria marca. É isso mesmo. "Hoje em dia, o mais importante, para quem quer trabalhar e fazer negócios, é ser diretor de marketing da marca chamada você", afirma Tom Peters. A boa notícia é que todo mundo tem a chance de se destacar.
Mas, para que isso aconteça, não adianta se conscientizar de que você é um produto só na hora em que se sentir infeliz no trabalho ou quando perder o emprego. E sim, sempre. Você terá que usar a arte da mercadologia para se ajustar ao mercado. Como assim? Pense na variedade de xampus que existem: para cabelos secos, normais, coloridos, ressecados, quebradiços, lisos, ondulados, etc. Cada um tem seu ponto forte. Cabe ao responsável pelo marketing e vendas explorar essas características na melhor forma. Mais do que isso: ele deve conhecer muito bem qual é o público-alvo do seu produto. Saber quais são suas necessidades. Só assim vai saber como satisfazê-las da melhor forma. Transfira esse raciocínio para sua vida profissional. Você tem seus pontos fortes. E tem de satisfazer as necessidades do seu cliente: a empresa em que você deseja trabalhar. Do que as empresas mais precisam? De gente preparada para resolver seus problemas reais. Só se conhecendo muito bem, você saberá que tipo de problema está apto a resolver. E só assim conseguirá se vender ao seu comprador.
Você tem certeza de que sabe bem quais são suas habilidades? Quais são as situações que permitem que você alcance os melhores resultados? Com que tipo de pessoas você trabalha melhor? Qual é o campo de atuação mais favorável para alguém com sua personalidade? Estas são perguntas muito mais complexas do que parecem. Respondê-las exige um profundo autoconhecimento e disposição para refletir.
Na correria do dia-a-dia dificilmente paramos para analisar com calma todos esses aspectos. Sem contar que, muitas vezes, não sabemos nem por onde começar. Aproveite esta oportunidade e faça a sua reflexão e não perca tempo com seus pontos fracos. Invista nos pontos fortes, ou seja, naquilo que pode fazer a diferença.
Boa sorte!
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