sexta-feira, 20 de julho de 2012

QUAL É O SEU PLANO?

A carreira está verdadeiramente em suas mãos quando você sabe para onde vai.

     Inspirado na frase que orna o brasão paulista, "Non ducor duco" (não sou conduzido, conduzo), tenho certeza que vale a pena enfatizar um dos mais importantes cuidados a ser observados na hora de uma mudança de emprego - não se deixe conduzir. Isso tem vários significados. O primeiro deles é não entregar a sua carreira a terceiros. A carreira é sua. É um patrimônio que você cria, sustenta e desenvolve ao longo da vida. Também significa que você tem de ficar atento para não deixar que uma situação de desconforto com uma chefia provoque uma tal queda no seu desempenho que você seja "saído". Segure a decisão de mudar em suas mãos, sem deixar que uma reação precipitada faça com que sejam criadas as condições para que seja demitido. Por isso é importante uma forte dose de realidade na sua análise e principalmente não esperar eternamente que um milagre modifique uma situação que se deteriora a cada dia. Sabe quando você nota isso? Quando sua segunda-feira começa no domingo pela manhã, anunciada por uma bruta dor de cabeça.
     Estes sintomas de que você precisa mudar devem estar sob controle. Sei que é difícil manter a performance quando se está totalmente desmotivado, mas esse esforço precisa ser feito. É nessa hora crítica que é preciso reunir todas as forças para aguentar as pressões tanto da chefia quanto, muitas vezes, de alguns pares e até mesmo de subordinados. E de onde tirar essa energia? Do seu plano de mudanças. Do processo que você vai fazer para escolher seu novo empregador e até mesmo seu novo chefe.
     Impossível, você vai dizer.Um mercado tão competitivo e você vem me dizer que posso escolher? Tenho a certeza que pode! Comece pela escolha do setor que espera atuar. Pense naquelas empresas que estão crescendo, em setores da economia que sejam competitivos. Abra sua mente, olhe setores novos, veja empresas cujas "causas" sejam motivadoras.
     Continue sua pesquisa. Informe-se sobre as características das empresas que você selecionou. Conte o seu projeto e cheque com os amigos se eles conhecem pessoas nas empresas que você selecionou. Visiste os sites delas. Muitas vezes existem abertura para o envio de currículo. Mande. Mas não se esqueça de mandar também uma breve nota explicando por que você escolheu aquela empresa. É cuidando do seu projeto, se mexendo, se virando que você faz com que a carreira permaneça na suas mãos. é assim que você deve agir para não se deixar conduzir e, sim, conduzir a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário