segunda-feira, 23 de julho de 2012

SEJA LÍDER E NÃO CHEFE

Entenda essa diferença isso é crucial para sua carreira.

     Muitas empresas ainda treinam seus gestores seguindo um modelo ultrapassado de comando e controle. Esse modelo gera profissionais que trabalham segundo dois paradigmas: repetição e rigidez. Ai a empresa não entende por que ela não consegue ser inovadora.  E como se sabe, o mundo dos negócios hoje é complexo e incerto.O papel que se espera de um líder, é mais do que influenciar, motivar e orientar, mas sim dar conectividade e velocidade à equipe. E isso sem fazer mal a saúde das pessoas e respeitando às leis da natureza, sem malabarismos exóticos.
     Nos anos 80, o pro fissional era absolutamente dependente do chefe. Era a época do "faça ou te demito".Na década de 90 isso mudou. Chefe e subordinado passaram a ter uma relação de interdependência. A frase era : "Faz por mim, em conto com você". Hoje, o mercado exige profissionais que cobrem feedback do chefe que não dá feedback. Vivemos a era do profissional autônomo. Não existe uma receita de bolo para nada, tudo é contingencial, porque cada empresa vive seu próprio momento.Mas sem a colaboração das pessoas não dá para fazer nenhum tipo de transformação ou inovação.
    Entenda que, poder é a habilidade de obrigar outros a fazer a sua vontade, por causa do seu cargo. Autoridade é a habilidade de conseguir que eles façam sua vontade de bom grado, por sua influência pessoal. Então a pergunta é a seguinte: você decidirá se será um líder servidor ou um líder a ser servido? A primeira opção exige muito trabalho.Não é um passe de mágica. Que tal começar se exercitando agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário