Ponha-se no seu lugar.
Realizar trocas com o mercado exclusivamente de como a empresa vai colocar o seu produto ou serviço no lugar, momento, forma certa que o seu consumidor espera e pelos quais atribui valor e paga por isso. O canal de distribuição cumpre essa função, em que consiste em um sistema de organizações, pessoas, outros recursos, tais como estoques, prédios e equipamentos e por último processos, cujo objetivo é disponibilizar produtos e serviços num mercado-alvo.
O avanço do comércio eletrônico e a globalização são incontestáveis.Mas a utilização correta do espaço físico local se tornou ainda mais importante para o sucesso da empresa. Pode-se citar os exemplos Submarino, Google e Amazon, não têm um espaço físico de atuação. Essa tendência mundial ganhou um contraponto levantado por autores ingleses e americanos, que demonstram o efeito colateral da globalização está diretamente relacionado com a importância do ponto de venda, lugar de atuação estratégica de uma empresa. Este elevado grau de de internacionalização dos negócios desequilibrou a balança dos quatro P's de marketing - nem preço; nem produto; nem promoção - o fator relevante é o P de praça, local onde se define a maioria dos comportamentos de compra.
O canal de distribuição deverá operar com alto desempenho. O macrodesempenho está relacionado a três dimensões: primeiro fatores operacionais (eficácia); fatores financeiros (eficiência); e equidade (fatores sociais). No nível micro sete dimensões medem o desempenho: satisfação do cliente, desempenho de vendas, desempenho financeiro, competência, conformidade, adaptação e crescimento.
Um exemplo de um bom gerenciamento de ponto de venda são as lojas da Apple, onde a forma com que estes espaços foram pensados contribuiu de forma decisiva para o sucesso. Com uma melhor disposição dos itens, através do que conveniou chamar de "zonas de soluções" facilitando para os vendedores explicarem o funcionamento integrado dos produtos. Abrir as portas no lugar certo é outro fator fundamental para o sucesso do empreendimento. O lado da rua em que vai se instalar e a disposição dos produtos em uma loja têm impacto direto no volume de vendas. Em Nova York, a loja símbolo da Apple fica em uma das esquinas mais movimentadas da também simbólica Quinta Avenida, em frente ao Central Park.
Elementos como localização geográfica, arquitetura e decoração de ambientes ganham relevância nas estratégias de marketing, a saber:
- Ponto de venda - dar preferência a locais com grande afluência de consumidores e usar essa movimentação a seu favor, escolhendo por exemplo, o lado da calçada pelo qual as pessoas voltam do trabalho;
- Abordagem -Experiências sensoriais, como cor, luz, cheiro e tato, atraem os consumidores;
- Organização - a disposição dos produtos deve ser baseada na foram de compra dos clientes e não na maneira como a empresa os classifica internamente;
- Referências - a relação psicológica que os clientes têm com determinada região pode aproximar ou afastar um público-alvo;
- Distribuição - a logística entre a fábrica, centros de distribuição e lojas começa a ter importância para os clientes por questões ambientais;
Desta forma, no canal de distribuição residem grandes possibilidades de ganhos de eficiência e diferenciação para as empresas. Por muito tempo boa parte das decisões e processos do canal não ficou a cargo do pessoal de marketing. Uma visão sistêmica ajuda a superar esta deficiência, inaceitável numa época de modificações e novas possibilidades nos fluxos de distribuições.
FONTE: EXAME
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