Além da redução de custo, outras vantagens competitivas são asseguradas com a flexibilidade no atendimento. Elevando as vendas em função do valor atribuído pelo cliente. Entretanto, deve ser observado um esforço da organização no desenvolvimento deste sistema de informação.
Em muitos casos, a nova tecnologia trouxe uma oportunidade para empresa repensar sua estratégia. É claro que estas oportunidades variam muito de empresa para outra, assim como a intensidade e as regras de competição variam muito de setor. Da mesma forma outras variáveis de produto determinam as aplicações tecnológicas em sistema de informação futuros. Em função destas variáveis o impacto da computação é risco que deve levar a uma decisão bem clara e bem planejada sobre o tema.
Para avaliar o impacto definitivo da tecnologia da informação, as empresas têm que abordar cinco questões, em caso afirmativo, em uma ou mais, a tecnologia da informação representa um recurso estratégico que exige atenção.
São elas:
- A tecnologia de sistemas de informação pode erguer barreiras às entradas?
- A tecnologia de sistemas de informação pode impedir a troca de fornecedores?
- A tecnologia de informação pode alterar a base de competição?
- Os sistemas informacionais podem alterar o equilíbrio de poder nas relações com os fornecedores?
- A tecnologia de sistemas de informação pode gerar novos produtos?
O grande desafio para a obtenção destas vantagens está repousado num amplo gerenciamento dos sistemas de informação, um diálogo com o usuário, e ainda, muita inovação. Um fator complicador, neste processo é o fato de que muitos produtos dos sistemas de informação são estratégicos, embora os benefícios potenciais sejam muitos subjetivos e de difícil verificação.
Dessa forma, os gerentes de sistemas de informação não devem ser demasiadamente orientados para a eficiência na alocação de recursos informacionais. Eles têm que encorajar a criatividade em pesquisa e desenvolvimento durante esse período de descontinuidade tecnológica.
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