quarta-feira, 18 de abril de 2012

O INTERIOR ESTÁ FICANDO PEQUENO

Uma geração de empreendedores regionais prosperam longe dos grandes centros brasileiros.

     Há um grande número de empresas desconhecidas dos consumidores dos grandes centros, com porte para brigar com as líderes nacionais. Crescer no interior exige um plano de negócios diferente dos adotados em grandes centros, onde o fator tempo deve ser considerado.
     A receita da expansão, se é que ela existe, é baseada em em alguns princípios, que moldam a gestão, para ganhar novos mercados e competir com as lideres nacionais, a saber:
  1. O Dono deve ceder o poder - os fundadores devem começar a perceber que não conseguem mais concentrar todas as decisões. Por isso, se dedicam aos temas estratégicos e contratam profissionais para o dia a dia;
  2. A diferença não está no preço - Até há pouco tempo, a maior arma das empresas emergentes era oferecer produtos e serviços mais baratos. Agora, elas investem na criação de itens inéditos, incentivando a diferenciação;
  3. O marketing virou prioridade - Para se tornar conhecidas em novos mercados, as empresas regionais investem pesado em publicidade;
  4. Primeiro a região, depois o país - As empresas regionais só traçam planos de expansão nacional depois de assegurar sua liderança regional;
  5. Portas abertas as investidores - O assédio de investidores virou rotina. E os empresários regionais analisam todas as propostas. Se valer a pena fecham o negócio.
     Rever o processo decisório, utilização do marketing estratégico e abertura a novos investidores é sem dúvida uma estratégia que as empresas regionais estão adotando para aproveitar o boom da economia brasileira e ganhar novos mercados.

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