Neste início de século XXI está repleto de pequenas empresas. Pelo resto do mundo, pessoas de todos os países estão escolhendo sistemas econômicos ancorados em pequenos negócios altamente produtivos. Esta é a era do empreendedorismo. O ressurgimento do espírito empreendedor é um dos movimentos mais importantes da história recente da administração. Este empreendedor tem introduzido produtos e serviços inovadores, ampliando as fronteiras tecnológicas e criando novos empregos e aberto novos mercados globais.
Em função dessa realidade, é extremamente importante conhecer quem é este empreendedor, procurando estabelecer seu perfil, quais são suas características básicas, apresentar as causas do crescimento do empreendedorismo, identificar os motivos para abrir um negócio próprio e as possíveis causas de insucesso de novos negócios relacionados às características do empreendedor.
O perfil do eempreendedor envolve alguns pontos críticos, no sentido de viabilizar a continuidade do negócio que, porventura, tenha iniciado. Pode-se relacionar algumas características que formam esse perfil:
- Tem desejo por responsabilidade;
- Tem preferência por risco moderados;
- Possui confiança em sua habilidade para o sucesso;
- Sente desejo de contínuo feedback;
- Apresenta elevado nível de energia;
- Mantém uma orientação futura;
- Tem capacidade de organização no sentido de escolher as pessoas e os recursos adequados;
- Possui visão do dinheiro como símbolo do sucesso e não um fim em si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário