terça-feira, 20 de setembro de 2011

51 BILHÕES DE REAIS EM MARACUTAIA

Numa estimativa conservadora, essa é a quantia anual que corrupção rouba dos cofres públicos - e do crescimento econômico do Brasil.

     Flagrantes de um Brasil obscuro, denúncias de corrupção envolvendo servidores e políticos do governo agitam diariamente a crônica política e a policial. As imagens de maços de dinheiro público sendo escondidos por servidores em caixa de papelão, meias, cuecas, os flagrantes de lobistas usando salas de ministérios e as conversas telefônicas que explicam maracutaias são os sinais mais debochados e patéticos de um problema que parece ter se transformado em epidemia na Brasil.  Nos últimos meses, a presidente Dilma se debate com uma sucessão de escândalos envolvendo membros do governo e de sua base aliada - incluindo os dois principais partidos de sustentação, o PT e o PMDB. Neste curto período de governo, já caíram três ministros, por conta de envolvimento escuso, Antônio Palocci, Alfredo Nascimento e Wagner Rossi, e agora é a vez do quarto Ministro o do Turismo Pedro Novais. Apesar de ninguém saber o que cresceu mais - se as falcatruas ou as denúncias sobre elas - a sensação é que "nunca na história desse país" se roubou tanto.
     O custo da roubalheira, representa quase a arrecadação da "nova" cpmf que o governo está querendo ressuscitar, 51 bilhões de reais, que são drenados pela corrupção representam para o Brasil a pior forma de ver o dinheiro público ser gasto. Eis algumas alternativas do que poderia ser feito com esta quantia:
  1. Construir 918.000 casa populares, que representa quase a metade da meta do Minha Casa Minha Vida;
  2. Construir 78 aeroportos com capacidade para 5 milhões de passageiros por ano;
  3. Construir 40.000 quilomêtros de rodovias, quase um quinto da rede pavimentada atual;
  4. Construir 21.000 quilômetros de ferrovias, o equivalente a dois terços da rede existente hoje;
  5. Construir 58.000 escolas, um terço das escolas do ensino fundamental existente;
  6. Manter  25 milhões de crianças matriculadas da creche ao 5° ano do ensino fundamental, o equivalente ao total de alunos dessas séries no Brasil, considerando escolas públicas e privadas.
     A corrupção está na raiz do atraso brasileiro. Basta!
Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário