quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CONTROLE A ARROGÂNCIA

Conseguir uma vaga num programa de estágio ou trainees é apenas o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

     A chegada dos trainees recém-selecionados à empresa é um clima de lua de mel. As expectativas de um futuro promissor são grandes tanto por parte dos jovens profissionais como por parte da diretoria. A questão é que, poucos dias depois da contratação, alguns pupilos demonstram um comportamento considerado inadequado, o que pode gerar atrito com os colegas e também com os superiores.  Os problemas mais frequentes costumam ser arrogância, imaturidade na hora de receber críticas e falta de comprometimento para a execução das tarefas.
     Evite estas armadilhas se quiser mesmo crescer numa empresa:
  1. Empáfia - é o comportamento de quem age de forma arrogante;
  2. Miopia - o trainee só demonstra interesse por áreas de grande visibilidade dentro da empresa;
  3. Falar demais - alardear o contato que tem com os altos executivos pode ser encarado pelos pares como uma forma de autopromoção;
  4. Excesso de confiança - a autoconfiança é uma tremenda qualidade, mas cuidado para não se exceder;
  5. Falta de envolvimento - ao mirar apenas uma área onde esperam trabalhar após o programa, alguns trainees não se envolvem nas atividades de outros departamentos pelos quais passam durante o rodízio;
  6. Imaturidade - alguns jovens têm dificuldade de lidar com a frustração de não ter suas idéias aceitas ou de ver seus projetos criticados, uma situação frequente no cotidiano das organizações. Saiba ouvir e seja humilde.
     Fuja destas gafes e não se esqueça de pedir sempre para que o seu chefe avalie seu desempenho técnico e também o interpessoal. Escute essas informações com maturidade e empreenda esforços para melhor o que for preciso.
Sucesso!
Fonte: EXAME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário