quarta-feira, 28 de setembro de 2011

GARANTIA DA QUALIDADE

Qualidade é o conjunto das características ou especificações de um produto ou serviço. E elas definem a capacidade destes em atender as necessidades implícitas ou explícitas do consumidor.


     O processo de garantia da qualidade,como diz o nome, procura garantir as características ou atributos planejados estejam presentes no produto ou serviço que o projeto deve fornecer. Garantir a qualidade consiste em fazer coincidir a qualidade planejada com a qualidade real, antes que seja difícil ou impossível corrigir erros e defeitos.
     Para garantir a qualidade, é preciso estruturar um sistema da qualidade. O sistema da garantia da qualidade pode ser altamente sofisticado ou apenas um conjunto simples mas eficaz de procedimentos e normas. Um sistema da qualidade compreende elementos como:
  • Padrões de qualidade de produtos, serviços ou processos;
  • Procedimentos de análise passo a passo;
  • Formação de pessoal;
  • Responsabilidade definidas pela administração da qualidade;
  • Testes e simulações;
  • Manuais de administração da qualidade.
O sistema de garantia da qualidade pode ser complexos ou simples. Por exemplo, no caso dos projetos de Trabalho de Conclusão de Cursos, Dissertações ou Teses, são submetidos a pelo menos um exame de qualificação, antes de serem levados à defesa. Os exames de qualificação reduzem o risco de uma reprovação sumária, por falta de qualidade do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário