sexta-feira, 16 de setembro de 2011

AS CIDADES MORTAS

Este é um fenômeno que atinge mais de 1500 municípios brasileiros: a população está encolhendo e a cidade vive à custa de dinheiro público.

      A maioria das cidades que se encontram nesta situação, tem um perfil similar. São economias baseadas na agropecuária de subsistência, quase sem atividade industrial e com dependência umbilical do setor público. Nelas, o maior empregador é a prefeitura. Boa parte do orçamento provém do Fundo de Participação dos Municípios, um bolo formado por impostos federais e gerido pelo Tesouro Nacional. Em 2010, o fundo distribuiu 46,5 bilhões de reais para sustentar cidades com menos de 143.000 habitantes. E ainda tem um agravante, com a queda da população, estes municípios perdem repasse do fundo.
     Este encolhimento é causado por diferentes fatores, a saber:
  • Falta de dinamismo - a economia da maioria das pequenas cidades se limita à agropecuária de subsistência, o que reduz a geração de riqueza e a oferta de empregos;
  • Dependência do setor público - o principal empregador desses municípios é a prefeitura, onde o apadrinhamento político domina a contratação de servidores;
  • Falta de opção para os jovens - Além de poucos empregos, faltam opções para formação superior. Muitos jovens migram definitivamente quando vão para a faculdade.
Umas crescem, outras encolhem. Mais de um quarto das cidades brasileiras, onde vivem 16 milhões de pessoas, perdeu população nos últimos dez anos. 5.565 é o total de municípios brasileiros, destes 58 foram criados na última década, 1.519 diminuíram, em sua maioria são municípios com menos de 50.000 habitantes, 2.245 cresceram abaixo do total nacional e 1.743 cresceram acima do total nacional. Na região nordeste (390) e sudeste (387) estão localizados o maior número de municípios que diminuíram de tamanho, já o estado de Minas Gerais (259) é o estado em que se concentra o maior número de municípios que diminuíram, seguido pelo Rio Grande do Sul (254).
No início do século passado, o declínio da produção de café no Vale do Paraíba. em São Paulo, devastou a economia local - drama narrado em Cidades Mortas, de Monteiro Lobato. Nos EUA, Detroit definha por causa da crise no setor automotivo. Já o Vale do Paraíba, capitaneado por São José dos Campos, é hoje uma região rica. Na história das cidades, nem o sucesso, nem o fracasso do passado determina o futuro. Provavelmente estas cidades não desaparecerão, mas continuarão a viver na pobreza se não se reinventarem.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário