Com relação ao preço, deve-se verificar a colocação dos produtos no mercado, relativamente ao posicionamento que se está especificando.
A decisão de estabelecer o preço de lançamento de um produto no mercado é muito importante, pois nela estão envolvidos os custos de fabricação e a margem de lucro desejada, os preços dos concorrentes e a reação dos consumidores ao preço que se pretende determinar. São três etapas do estabelecimento de preços, que podem ser assim determinadas:
- Estabelecimento de Preço:
- Selecionar o objetivo de preço, ou seja, antes de se estabelecer o preço, é importante se ter me mente o que se quer dele. Diversas são as possibilidades, como a sobrevivência, a maximização das vendas atuais, a penetração de mercado, a desnatação do mercado, o retorno do investimento ou liderança de qualidade. Para cada opção o tratamento do preço é diferenciado;
- Determinar a demanda, conhecer a elasticidade, existência de substitutos. valor único;
- Analisar os preços e ofertas dos concorrentes. Numa ação em um mercado turbulento, é importante que a avaliação constante dos preços e condições de pagamento, financiamento e subsídios dos concorrentes ocorra de forma sistemática para que não se perca a competitividade;
- Selecionar o método de estabelecimento de preço. Esta decisão normalmente é feita em conjunto com a área financeira da empresa, de forma a definir como os preços serão estabelecidos;
- Escolher o preço final.
- Adequação do Preço:
- Muitas vezes durante a vida de um produto já lançado é necessário efetuar adequações de preço para diferentes regiões, momentos, clientes. Enfim, os fatores que determinam essa adequação são múltiplos, como, por exemplo, preços regionais, descontos e concessões, preços promocionais, preços diferenciados e preços com base no composto do produto.
- Variações de Preços:
- Em certas ocasiões é necessário aumentar ou reduzir preços, assim como avaliar as reações dos clientes, concorrentes e dos próprios vendedores face a essas mudanças.
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