terça-feira, 23 de agosto de 2011

ALGUMAS TÉCNICAS DE ENSINO

Usando a emoção em sala de aula

Prender a atenção de uma platéia é objetivo de qualquer artista, incluindo neste rol os professores universitários. Quase todos alunos prestarão atenção ao professor por alguns minutos, mas a maior parte deles não continuará a prestar atenção a um palestrante medíocre, como não prestaria a um desempenho medíocre de um artista de teatro, além dos momentos iniciais. Mas, obter e manter a atenção é somente o primeiro passo.
Professores universitários precisam estimular a emoção, mas seu propósito difere daqueles dos artistas. A meta do artista é estimular a emoção por ela mesma, enquanto o professor em sala de aula usa a emoção para envolver totalmente a atenção do aluno no conteúdo ou nos exercícios de aprendizagem selecionados, com o intuito de transferir para eles seu interesse apaixonado pela matéria.
As pessoas, em geral, lembram das imagens por mais tempo do que lembram das palavras, e o professor pode ajudar a estimular a memória, juntando conteúdo abstrato com associações emocionalmente matizadas e imagens vividas, sempre que possível. Discurso expressivo, incluindo mudanças na expressão facial e no volume de voz, também ajuda a pontuar a apresentação e enfatizar a organização das idéias do palestrante.
Além de usar emoções positivas, professores habilidosos evitam estimular emoções negativas, tais como a raiva, a ansiedade e o tédio. Alguns professores podem tornar qualquer coisa interessante, principalmente transmitindo sua própria animação com o tópico. Por outro lado, alguns professores demonstram tão pouca emoção quando discutem sua matéria, que seus alunos podem ficar imaginando por que eles se incomodarão em aprendê-la. Estudantes universitários, à semelhança de outros adultos, são geralmente capazes de identificar o professor superficial ou fraudulento que necessita de apelos emocionais para disfarçar sua argumentação de modo desleixado. Eles vão, entretanto, respeitar e reagir ao entusiasmo genuíno do professor.
Boa aula!

Um comentário:

  1. A tarefa de manter a atencão ao interlocutor é realmente árdua, em especial para assuntos eminentemente teóricos.

    ResponderExcluir