quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ESTRUTURAÇÃO POR PROCESSO

O princípio de planejamento organizacional para a inovação é a equipe.

Esta equipe deve ser estabelecida à margem da estrutura existente, de modo a funcionar como uma unidade autonôma. Apesar disso, uma empresa descentralizada não é constituída no sentido tradicional do termo, mas precisa ser independente e separada da estrutura corrente. Uma alternativa de organizar as unidades inovadoras de uma empresa de porte seria seu agrupamento em um grupo de inovação que se reportaria à alta administração, com funções de orientar, auxiliar, aconselhar e dirigir a equipe inovadora em seu trabalho.
independente de a equipe inovadora ser uma empresa à parte ou se é simplesmente uma unidade separadas, uma empresa inovadora irá provavelmente aplicar alguns princípios de planejamento organizacional da administração sistêmica. Haveria unidades incumbidas da administração daquilo que já é conhecido e que já está sendo feito e haveria unidades inovadoras, à parte, que trabalhariam com elas, mas que também trabalhariam por conta própria e com responsabilidade própria. Ambas prestaria contas independentemente à alta administração.
A inovação dentro das organizações existentes irá exigir que se aceite um esquema organizacional híbrido e bastante complexo. Em tal empresa, que não será nem totalmente centralizada nem descentralizadas, encontra-se lado a lado, e trabalhando juntas, a organização funcional, a descentralização simulada e as equipes. As possibilidade de estruturas podem ser resumidas em três tipos, propostos por Tachizawa: a organização em equipes; descentralização simulada e estrutura sistêmica.
O modelo de equipe, tradicionalmente aplicável exclusivamente a atribuições efêmeras, transitórias e excepcionais a serem executadas por força tarefa, também se aplica a certas necessidades estruturais permanentes, principalmente às tarefas inovadoras e vinculadas à alta administração. Na descentralização simulada, estabelece-se uma função, um estágio do processo ou um segmento como se fosse uma empresa à parte, com efetiva responsabilidade por resultados econômicos e financeiros. Isto simula a descentralização porque as unidades não são verdadeiramente empresas autônomas. E finalmente, na estrutura sistêmica, a organização em equipes e a descentralização simulada são combinadas. A grande empresa multinacional, que é uma mistura de diversas culturas, governos, empresas e mercados, é a corporificação atual de uma organização baseada no conceito sistêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário