terça-feira, 16 de agosto de 2011

SELEÇÃO DE MERCADOS ALVOS

Segmentação, Alvo de Mercado e Posicionamento

Nem sempre o empresário e seus colaboradores em uma empresa tem a visão de uma estratégia voltada para o mercado. A evolução de uma empresa mostra como o pensar estrategicamente o marketing de uma organização se desenvolveu ao longo do tempo. Esta evolução estratégica passa pelos conceitos de - Segmentação, Alvo e Posicionamento.
  1. Segmentação - é identificar as variáveis de segmentação e  segmentar o mercado; Desenvolver perfis do segmentos resultantes;
  2. Alvo de Mercado - é avaliar a atratividade de cada segmento; Selecionar o(s) segmento(s) alvo;
  3. Posicionamento - é identificar os possíveis conceitos de posicionamento para cada segmento alvo; Selecionar. desenvolver e assinalar o conceito de posicionamento escolhido.
Quando se desenvolve as análises de segmentação de mercado, e se seleciona alguns segmentos viáveis para a empresa, verifica-se em que campos a empresa irá atuar. Mas nestas arenas, possivelmente já existem outras empresas atuando, mesmo que não enfocando aquele segmento específico. Assim, se torna necessário a caracterização de um posicionamento dentro desse s segmentos, frente às empresas que já atuam nele. Para tanto, deve-se buscar a diferenciação destes, de maneira a estabelecer um posicionamento competitivo.

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