segunda-feira, 27 de junho de 2011

CARGO E PERFIL DOS OCUPANTES NUM PROCESSO

As pessoas ocupam posições diferentes nos processos, como gerente, supervisor, técnico especialista ou colaborador.

Invariavelmente estas posições não estão bem delimitadas em função da dinâmica e flexibilidade dos processos. Mesmo assim, são as pessoas que executam todas as tarefas e a seleção da pessoa certa para cada função é fundamental para o sucesso do processo.  Desta forma, sugere-se que a escolha do coordenador e das pessoas que executarão o trabalho, em um processo, é uma das atividades mais importantes dos gerentes.  É necessário ressaltar a necessidade de delinear, já na fase de estruturação, as atividades de cada pessoa envolvida, os níveis de requerimento de autoridade e de autonomia para todo o grupo de trabalho.
As habilidades dos envolvidos e principalmente do responsável maior do processo precisam também ser avaliadas em relação às necessidades de realizações representadas pelos objetivos estabelecidos para o processo.  Também deve-se dedicar especial atenção à seleção da pessoa certa para essa função, onde se devem priorizar candidatos que tenham competência geral (visão conceitual e generalista do processo), aceitação pela empresa com um todo e bom relacionamento com os clientes, sejam internos ou externos. Dentre as habilidades que este encarregado deverá possuir, a mais relevante é a habilidade humana, ou seja, capacidade de coordenação, articulação e persuasão e ter a consciência de que não possui autoridade formal sobre todos os membros envolvidos no processo.
O coordenador de um processo nem sempre tem a liberdade e a possibilidade de escolher a sua equipe. Dessa forma, o processo envolve a mais ampla visão da gestão de pessoas. A motivação humana e a dinâmica de grupo devem ser consideradas para a obtenção ou desenvolvimento de um grupo de profissionais efetivamente comprometido. Atenção especial deve ser dada à adequação das tarefas ao perfil das pessoas ou equipes, à rotatividade, à comunicação vertical e lateral, os conflitos, às queixas e ao moral do pessoal. O ambiente de uma equipe de processo, devido ao stress e à pressão por resultados e prazos, é propícia ao surgimento de conflito entre as pessoas. A liderança e a comunicação são fundamentais nas situações que surgem, envolvendo aspectos formais e informais da interação das pessoas e equipes. Para tanto, deve-se desenvolver entre os membros da equipe uma relação pessoal adequada, colocando em destaque os objetivos da organização e do processo e avaliar sempre em grupo a eficácia da equipe nas atividades.

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