domingo, 5 de junho de 2011

O RETORNO DE DETROIT

Após quase dois anos de recolhimento, GM e Chrysler voltam a estrelar grandes campanhas nos EUA.

Os consumidores americanos adoram histórias de superação. Isso explica o renascimento da Chrysler e da GM.  Acabou a pasmaceira, as estratégias da GM e da Chrysler para voltar a ganhar participação de mercado nos EUA e a reação da FORD ao avança das rivais.  A GM depois de quatro anos fora do Super Bowl, a aguardada final do campeonato do futebol americano, a montadora investiu 20 milhões de dólares para veicular cinco comerciais da marca Chevrolet durante o evento - o mais visto foi o do novo Camaro. No mesmo dia, bancou uma aparição no seriado de TV Glee, sensação entre o público jovem. A Chrysler contratou o rapper americano Eminem para estrelar o comercial do novo sedã 200. O filme, também lançado durante o Super Bowl, já foi visto por mais de 8,5 milhões de vezes no YouTube e deu origem a uma linha de roupas com os dizeres da campanha, "Imported from Detroit" (ou, importado de Detroit). A Ford desde o início de Fevereiro vem convidando bloqueiros para testar seus carros e pedindo sugestões de melhorias para os veículos, a todos os internautas - em apenas dois meses, recebeu mais de 2 800 delas. Para criar um agito na rede, a Ford investiu num fantoche desbocado, batizado de Doug. De tão popular, o boneco laranja tornou-se protagonista de sua própria websérie.
Os investimentos da GM e da Chrysler em publicidade acirraram a disputa pelo mercado automotivo americano. Neste início de ano a GM cresceu quase 10% e a Chrysler 0,2%. Quem mais perdeu foram as companhias asíaticas - a Toyota perdeu 10% de mercado. Detroit está de volta ao jogo.
Fonte: EXAME

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