terça-feira, 7 de junho de 2011

QUAL O SEU NÚMERO?

A Maioria dos seres humanos sabe quanto dinheiro gostaria de ter para viver feliz. Sim, mas, e daí? Daí que é bom sonhar com isso.

Afinal qual o número de seus sonhos? Quer dizer em termos de dinheiro, a pergunta acima, formulada de maneira mais precisa, é daquelas que pedem uma resposta bem simples: quanto dinheiro, sinceramente, você gostaria de ter? É possível e provavelmente saudável, que você não pensa nisso todos os dias. Sua cifra pode ser mais ou menos vaga (de tanto a tanto) ou mais ou menos realista. Pode variar de acordo com o passar do tempo e com a evolução das suas aspirações. Pode ser apenas um desejo, ou pode ser uma meta. Pode limitar-se à moeda, o velho e bom dinheiro no bolso, ou incluir todo um patrimônio, o valor de um negócio, o capital para iniciar um negócio... Não importa. De um jeito ou de outro, a maioria das pessoas razoavelmente equilibradas, incluindo os que dizem “nunca liguei para isso”, têm, sim, uma sequência de números. Muito bem, então: qual é o número dos seus sonhos?
No Brasil ainda se está muito tímido esta forma de pensar, quando se considera a enorme resistência dos brasileiros em falar sobre o quanto dinheiro têm, ao contrário do que acontece, por exemplo, nos EUA. Seja como for, com cifras menores ou objetivas de aquisição mais modestas, dinheiro conta onde que existam pessoas. Diante disso, qual seria a cifra mais adequada para você? Se é a MegaSena, só existe uma coisa a fazer – continue tentando. Mas se for uma meta que não dependa exclusivamente da sorte cega, é útil ter em mente algumas linhas básicas.
A primeira delas consiste em responder a uma pergunta simples: o que você realmente quer ter? Ou: o que exatamente, você quer comprar com o dinheiro que tiver? E ainda: do que você precisa de fato? Esse é o ponto de partida para qualquer número capaz de fazer sentido.
Outro ponto chave é estabelecer seu número sem que, para isso, você se imponha a obsessão de atingi-lo.
O importante é ter sonho é bom para você e para o seu desempenho profissional. Se vai ou não realizá-lo importa menos do que tê-lo. È possível, claro que você não realiza o seu sonho, mas é absolutamente certo que não realizará nada se não sonhar. Este número mágico funciona como uma referência, uma direção a ser seguida, e sua busca consciente podem ajudá-lo muito a chegar o mais perto possível dele. Por fim, é fundamental, nessa procura da sua meta, que você não faça nada que realmente não queira fazer. Você se ariscará a passar a vida violentando a si próprio e, ao atingir a cifra que buscava, provavelmente descobrirá que o custo foi maior que o benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário