Há relativamente poucos trabalhos teóricos a respeito do perfil de gerentes em contexto globalizado dos mercados.
Alguns trabalhos tratam do gerente intercultural, isto é, aquele que é capaz de tornar-se internacional ou de operar bem em outras culturas. Isso requer flexibilidade para administrar eficazmente em uma situação multinacional, uma vez que todos nós somos sujeitos a algum grau de etnocentrismo. Ao tomar decisões sem observar as diferenças culturais e agir como se elas não existissem, o gerente será provavelmente menos eficaz e perderá a confiança de seus subordinados.
Há duas características dos gerentes que se adaptam com o sucesso a outras culturas e que administram eficazmente nelas: (1) o gerente deve querer operar bem em outra cultura e mostrar-se interessado pelo desafio; (2) o gerente deve estar preparado para aprender outra língua além das frases comumente usadas para fins turísticos.
A dimensão internacional dos gerentes não se limita apenas a posições em outros países, mas compreende também os que trabalham em seu país, negociando com parceiros e mercados internacionais, assim como os que participam de uma equipe multinacional e que fazem visitas curtas, mas freqüentes a outros países.
Algumas pesquisas apontam com características destes gerentes:
· Adaptabilidade a novas situações;
· Sensibilidade a diferentes culturas;
· Habilidade para trabalhar em equipes internacionais;
· Habilidade em línguas;
· Conhecimento de marketing internacional;
· Habilidade de relacionamento.
O maior desafio destes gerentes, que atuam no mercado internacional, será que seu desempenho excepcional em seu próprio país e cultura, garantirá o sucesso em contextos culturais diferentes?
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