domingo, 5 de junho de 2011

GERENCIAMENTO MULTINACIONAL

Há relativamente poucos trabalhos teóricos a respeito do perfil de gerentes em contexto globalizado dos mercados.

Alguns trabalhos tratam do gerente intercultural, isto é, aquele que é capaz de tornar-se internacional ou de operar bem em outras culturas. Isso requer flexibilidade para administrar eficazmente em uma situação multinacional, uma vez que todos nós somos sujeitos a algum grau de etnocentrismo. Ao tomar decisões sem observar as diferenças culturais e agir como se elas não existissem, o gerente será provavelmente menos eficaz e perderá a confiança de seus subordinados.
Há duas características dos gerentes que se adaptam com o sucesso a outras culturas e que administram eficazmente nelas: (1) o gerente deve querer operar bem em outra cultura e mostrar-se interessado pelo desafio; (2) o gerente deve estar preparado para aprender outra língua além das frases comumente usadas para fins turísticos.
A dimensão internacional dos gerentes não se limita apenas a posições em outros países, mas compreende também os que trabalham em seu país, negociando com parceiros e mercados internacionais, assim como os que participam de uma equipe multinacional e que fazem visitas curtas, mas freqüentes a outros países.
Algumas pesquisas apontam com características destes gerentes:
·       Conhecimento de estratégia;
·       Adaptabilidade a novas situações;
·       Sensibilidade a diferentes culturas;
·       Habilidade para trabalhar em equipes internacionais;
·       Habilidade em línguas;
·       Conhecimento de marketing internacional;
·       Habilidade de relacionamento.
O maior desafio destes gerentes, que atuam no mercado internacional, será que seu desempenho excepcional em seu próprio país e cultura, garantirá o sucesso em contextos culturais diferentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário